Baile revive Anos Dourados do movimento negro em Campinas

No dia 4 de abril, às 21h, será realizado no Clube do Bonfim de Campinas o “Baile para matar as saudades”, uma reedição dos históricos bailes que eram organizados pela comunidade negra da cidade nos Anos Dourados. O evento nasceu da pesquisa de pós-doutorado da antropóloga Érica Giesbrecht, da USP, que estuda a importância dos bailes de gala para a comunidade negra, que representavam uma resposta elegante ao racismo.

Segundo Érica, a organização desses bailes, que chegavam a reunir de 600 a mil pessoas, colaboraram para a articulação de ações em defesa dos direitos civis e contra a descriminação. Entre as pessoas que participavam desses bailes, por exemplo, estava Laudelina de Campos Mello, fundadora da Associação Profissional Beneficente das Empregadas Domésticas em Campinas, que inspirou a constituição do Sindicato dos Trabalhadores Domésticos.  Além da reafirmação política, esses bailes colaboraram para a formação de grupos afro-brasileiros na cidade, que ganharam espaço entre 1990 e 2000.

“A comunidade negra que existe hoje em Campinas teria a força que ela tem se não fosse por essa comunidade que foi criada pelos bailes do passado?”, pergunta a pesquisadora. “Quem está hoje no movimento negro são os filhos e netos da geração dos bailes. Como as pessoas se engajaram tão rapidamente no movimento negro? De onde vem essa articulação? Ela vem do engajamento de milhares de pessoas do passado ao som das big bands”, afirma Érica.

A ideia do baile surgiu durante a pesquisa, ao perceber a importância que os bailes do passado exerciam sobre os membros mais velhos de grupos afro-brasileiros. Érica também gravou um documentário sobre a realização do evento no ano passado, que conta ainda com depoimentos de cinco pessoas que participavam dos bailes de antigamente e cujas vidas foram permeadas pela segregação racial na cidade. “O documentário é o principal produto de minha pesquisa. E nele as memórias são o foco principal. Ao invés de um conjunto de entrevistas, optei pela imersão dos personagens numa reexperimentação do passado. Essa foi a motivação para a produção do baile.”  O documentário, chamado de “Baile pra matar saudades”, será exibido no dia do baile.

SERVIÇO
Baile pra matar saudades
Data: 4 de abril, às 21h
Clube do Bonfim
Endereço: Rua Bento da Silva Leite, 330 – Jardim Chapadão, Campinas – SP
Ingressos: R$ 60,00

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *