Museu de Arte Sacra de São Paulo – MAS-SP abre a exposição A Alma do Colecionador

Rafael Guirra
Por Rafael Guirra 30 março, 2015 18:01

O Museu de Arte Sacra de São Paulo – MAS-SP, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, abre a exposição A Alma do Colecionador, com curadoria de Isabella Blanco e Jorge Brandão. Com o objetivo de oferecer espaço para as mais variadas coleções – de livros raros a antiguidades natalinas, de bicicletas clássicas a cachimbos e relógios, xícaras e esculturas de cristal, entre muitos outros -, a mostra se move pelos valores, sentimentos, curiosidades, lembranças, sensos de beleza e estética de 30 colecionadores, aqui levados à condição de protagonistas.

Os ingleses, talvez o povo que mais cultiva o colecionismo, costumam dizer que “beauty is in the eye of the beholder” (“a beleza está nos olhos de quem vê”). O que pode parecer banal para alguém, pode não ser para outrem. Um objeto em formato de coruja, por exemplo, pode não representar absolutamente nada para a maioria das pessoas, mas, ao mesmo tempo, pode ser uma obsessão para outros. Neste contexto, A Alma do Colecionador apresenta uma vasta gama de itens de colecionismo, sejam eles históricos, artísticos, lúdicos, curiosos ou sui-generis. A proposta curatorial busca “penetrar, ainda que sorrateiramente, na alma dos convidados e incentiva-los a exibir suas peças, ressaltando suas curiosidades e nos envolvendo neste universo infindo, materializado em forma de coleção.”, comenta Jorge Brandão.

O projeto expográfico é composto de baús – um por coleção -, visando nos remeter às arcas de tesouros e outras preciosidades, os quais irão acondicionar as peças selecionadas por cada colecionador, que, por sua vez, levarão apenas uma parte de seus acervos. No catálogo da mostra, depoimentos pessoais narram a história de cada conjunto. Desta forma, ao contemplar toda gama de coleções e suas origens, o Museu de Arte Sacra de São Paulo – MAS-SP cumpre a missão de incentivar e divulgar o ato de colecionar. “E, quem sabe, chegaremos a compreender, um instante que seja, a alma do colecionador e o prazer que esta prática encerra.”, nas palavra de Isabella Blanco.

SERVIÇO
Exposição: A Alma do Colecionador
Curadoria:
Isabella Blanco e Jorge Brandão
Abertura: 28 de março de 2015, sábado, às 11h
Período: 29 de março a 31 de maio de 2015
Horário: Terça a sexta-feira das 9h às 17h, sábado e domingo das 10h às 18h
Local: Museu de Arte Sacra de São Paulo
Endereço: Avenida Tiradentes, 676 – Luz, São Paulo
Tel.: (11) 3326.3336 – agendamento de visitas monitoradas

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.
Rafael Guirra
Por Rafael Guirra 30 março, 2015 18:01


Escreva um comentário

Nenhum comentário

Ainda não há comentários!

Não existem comentários ainda, mas você pode ser o primeiro a comentar este post.

Escreva um comentário
Leia os comentários

Escreva um comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados*

Era uma vez em Hollywood

Facebook

Socorro Virei uma Garota!