Começa na próxima sexta (27) Mostra CINEMA E ROCK’N ROLL – PARTE III no Cine Humberto Mauro

Retomando a proposta de refletir sobre o importante diálogo entre a música e o cinema, o Cine Humberto Mauro exibe a terceira parte da mostra Cinema e Rock’n Roll. Ao longo de 14 dias o público poderá conferir 12 filmes em formato digital. Serão exibidos filmes como La Bamba e Os irmãos cara de pau, obras que representam temáticas e gêneros ainda não contemplados nas edições anteriores da mostra. Completam a programação filmes como Tommy, O lixo e fúria e Ziggy Stardust and the Spiders from Mars.

São documentários e ficções que possuem características estéticas singulares, e em sua temática evidenciam a potência de reflexão e questionamento cultural do rock’n’roll. Os filmes retratam gêneros como glam rock, punk, blues e relembram artistas como Janis Joplin, Jimi Hendrix, The Who e David Bowie.

“Achamos interessante dar continuidade à mostra Cinema e Rock’n Roll porque vários títulos que representam muito bem essa relação ainda não foram exibidos. Outros aspectos dessa seleção precisavam ser evidenciados”, aponta Philipe Ratton, novo gerente de Cinema da Fundação Clóvis Salgado, responsável pelo Cine Humberto Mauro, que assinou a curadoria da mostra junto a Bruno Hilário, coordenador de cinema. 

Cine Humberto Mauro-Mostra CINEMA E ROCK’N ROLL – PARTE III-02

Outro aspecto evidenciado pelos curadores nesta nova edição é a influência da imagem, a partir dos movimentos musicais e seus ídolos, na produção cinematográfica. “Muitos desses personagens, como David Bowie, e movimentos, como o punk rock, têm uma potência visual muito forte, que os filmes absorvem e ressignificam”, explica Bruno Hilário. “E essa apropriação nem sempre é óbvia, na imagem, elas afetam também outros elementos cinematográficos”, completa Philipe.

Exemplares dessa relação são filmes como Tommy, ópera rock que se apropria de canções do disco homônimo da banda britânica The Who; e o documentário O lixo e a fúria, que utiliza a história explosiva dos Sex Pistols para contextualizar um momento de transição significativo na história cultural do Reino Unido. 

Ordem social em debate – Por ser um período muito profícuo para o Rock’n’Roll, com uma efervescência cultural que influenciou toda a cena pop, a década de 70 ganha grande destaque na programação. “Muitos dos filmes dessa mostra falam dos anos 70 ou são sobre essa década, representando o momento de contestação que o mundo vivia naquela época de incertezas”, explica Bruno Hilário. Enquanto movimentos questionadores surgiam e se consolidavam, como o hippie e posteriormente o punk, impulsionaram uma intensa mudança comportamental. Nesse período, foram produzidos filmes que elaboraram uma leitura do momento pelo qual passava a sociedade, como Quadrophenia, de Franc Roddam, e o clássico musical Hair, de Milos Forman. 

História Permanente do Cinema dialoga com CINEMA E ROCK’N ROLL – PARTE III

Paralelamente, o Cine Humberto Mauro dá continuidade à mostra História Permanente do Cinema. Serão exibidos filmes em diálogo com a mostra CINEMA E ROCK’N’ROLL – PARTE III como Blow Up – Depois daquele beijo, de Michelangelo Antonioni, e O Selvagem da Motocicleta, de Francis Ford Coppola, que serão comentados por Bruno Hilário e Philipe Ratton.

Cine Humberto Mauro

Localizado no piso inferior do Palácio das Artes, o Cine Humberto Mauro possui 129 lugares e modernos equipamentos de projeção e som. Recebe um público de aproximadamente 43 mil pessoas por ano, que comparecem às suas diversas atividades como festivais, lançamentos de filmes, cursos de cinema, debates e seminários. O espaço conta, ainda, com sessões permanentes de cinema e realiza, a cada ano, grandes mostras sobre cineastas e gêneros relevantes na história do cinema mundial, além do FESTCURTASBH.

SERVIÇO
Evento: Mostra Cinema e Rock’n Roll III
Data: De 27 de março a 9 de abril | Horário: consultar programação
Local: Cine Humberto Mauro
Endereço: Palácio das Artes – Av. Afonso Pena, 1.537 – Centro
Classificação etária: 12 anos
Ingressos: Entrada gratuita
Informações para o público: (31) 3236-7400

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *