Dadaísmo dá o tom em Figuras e Vozes, do Ballet Stagium

O Ballet Stagium está na estrada há 44 anos, o que o credencia como a mais longeva companhia do país em atuação. Mas isso seria só uma data, um número, uma referência se não fosse o respaldo artístico que o grupo alcançou nesse quase meio século de vida. Falar de Ballet Stagium é sinônimo de pesquisa fundamentada aliada a qualidade artística.

Agora, em Figuras e Vozes, que tem o apoio do programa O BOTICÁRIO NA DANÇA e faz curtíssima temporada de 27 a 29 de março de 2015 no Teatro Sérgio Cardoso, na Bela Vista, em São Paulo, a companhia se lança no desafio de investigar o estado de espírito dadaísta, como ele emergiu e suas implicações na nossa contemporaneidade.

A pesquisa do Stagium caminhou pelos conflitos da primeira grande guerra mundial, quando o Dadaísmo surgiu com a clara intenção de destruir todos os sistemas e códigos estabelecidos no mundo. Como ideologia, o dadaísmo agregava forte conteúdo anárquico, opondo-se a qualquer tipo de equilíbrio e racionalidade. Nesse sentido, a criação artística da época também adentrava em um novo olhar, que obrigava o espectador a mudar o ângulo de visão.

Em Figuras e Vozes, o aleatório e o acaso brotam como provocação num mundo totalmente institucionalizado e movido pela rapidez das informações, colocando em questão a finalidade das nossas ações. O espetáculo propõe uma nova perspectiva do olhar, com o intuito de recriar nossos valores e rever o nosso universo simbólico, instigando assim a busca das muitas respostas para as nossas eternas perguntas.

Para Décio Otero, idealizador da companhia, “o fato de criar uma companhia independente em 1971 foi um ato de heroísmo no Brasil. Hoje, nesse trabalho, tratando da filosofia do Dadaísmo, nos transportamos para início do grupo, quando do nada criamos uma companhia atuante, consistente e referencial. E assim continuamos, mais de quarenta anos depois, transformando o nada em algo que sempre acaba nos surpreendendo”. Márika Gidali, também fundadora do Stagium, complementa: “É divertido ter liberdade total de criação e ao mesmo tempo nos darmos o direito de brincar com esta utopia. O respaldo veio, logicamente, da bagagem consistente desses anos todos, que foi um aprendizado diário”. Sobre a persistência da companhia em estrear trabalhos e continuar na estrada, o diretor conclui que o romantismo talvez seja o motivo de estarem lutando sempre: “Desde o nosso encontro em 1971, sempre fomos românticos em todos os sentidos, acreditamos que a nossa opção de vida atua de alguma forma na sociedade que estamos inseridos, daí a nossa insistência”.

SERVIÇO
Figuras e Vozes
TEATRO SÉRGIO CARDOSO
SALA SÉRGIO CARDOSO
Endereço:
Rua Rui Barbosa, 153 – Bela Vista – São Paulo – SP
Local: Teatro Sérgio Cardoso – Sala Sérgio Cardoso
Capacidade da Sala: 835 lugares
Bilheteria: (11) 3288-0136 (terça a sábado das 14h às 17h p/vendas antecipadas e de terça a domingo, das 14h até o início do espetáculo p/ vendas para o espetáculo do dia)
Vendas pela internet (Sujeito à cobrança de taxa de serviço): www.ingressorapido.com
Cartões: Visa e Visa Electron/ Ar-condicionado/ Bar & Café/ Wi-fi

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *