SISEM e Museu do Café levam exposição e palestra para a cidade de Barretos

Rafael Guirra
Por Rafael Guirra 10 março, 2015 18:01

SISEM e Museu do Café levam exposição e palestra para a cidade de Barretos

O Museu do Café, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, por meio do Sistema Estadual de Museus de São Paulo (SISEM/SP) e em parceria com o Museu Histórico, Artístico e Folclórico Ruy Menezes, leva a exposição itinerante “Café e Folclore Caipira” e uma palestra sobre pesquisa e curadoria para a cidade de Barretos, no interior de São Paulo. Com banners, paineis e um jogo, a mostra retrata um pouco do cotidiano e costumes do caipira, um importante personagem da história do café no estado de São Paulo. A exposição fica em cartaz no museu barretense entre 15 de março e 30 de abril.

A exposição itinerante é composta por oito banners e dois painéis que ilustram as tradições e costumes do folclore caipira e assuntos relacionados à cultura rural. Superstições, simpatias, dicas, receitas e técnicas medicinais caseiras são contadas de maneira lúdica e irreverente para o público, sempre tendo o café como protagonista. Além disso, a “tria”, um jogo em que dois jogadores duelam entre si com o objetivo de acabar com as pedras do adversário, completa a mostra.

A instituição também leva para o interior uma palestra sobre pesquisa e curadoria de exposições. Voltada especificamente para a mostra em cartaz em Barretos, os pesquisadores do Museu do Café apresentam todas as etapas de criação e montagem da exposição com base nas experiências da equipe. A palestra acontece no dia 17 de março na Secretaria Municipal de Cultura (Avenida 15, 724, na esquina da rua 18), e será dividida em duas sessões, com a primeira sendo realizada às 10h, e a segunda às 14h. Cada turma terá um limite máximo de 30 vagas e as inscrições podem ser feitas pelo e-mail sisem@sp.gov.br.

O Museu Histórico, Artístico e Folclórico Ruy Menezes tem entrada gratuita e está situado à avenida 17, nº 311 – Praça Francisco Barreto – Centro – Barretos – SP e funciona de terça a sexta, das 9h às 18h, e aos sábados e domingos, das 9h às 13h. Já o Museu do Café fica à rua XV de Novembro, 95, no Centro Histórico de Santos. Seu horário de funcionamento é de terça a sábado das 9h às 17h, e aos domingos entre 10h e 17h. Os ingressos para visitação custam R$ 5, estudantes e pessoas acima de 60 anos pagam meia-entrada. Aos sábados, a visitação é gratuita. Já a Cafeteria do Museu funciona de segunda a sábado das 9h às 18h, e aos domingos entre 10h e 18h. Outras informações estão disponíveis no site www.museudocafe.org.br.

SERVIÇO
Exposição itinerante “Café e Folclore caipira”
Data:
de 15 de março a 30 de abril
Local: Museu Histórico, Artístico e Folclórico Ruy Menezes
Endereço: Avenida 17, nº 311 – Praça Francisco Barreto – Centro – Barretos – SP
Horários: Terça a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados e domingos, das 9h às 13h.
Faixa-etária: Livre
Preço: Grátis

Palestra “Pesquisa e Curadoria de Exposições”
Data:
17/03
Local: Secretaria Municipal de Cultura
Endereço: Avenida 15, nº 724 (Esquina com a Rua 18) – Centro – Barretos – SP
Horários: Primeira turma – 10h; Segunda turma – 14h
Preço: Grátis
Inscrições (60 vagas divididas em duas turmas): sisem@sp.gov.br

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Rafael Guirra
Por Rafael Guirra 10 março, 2015 18:01


Escreva um comentário

Nenhum comentário

Ainda não há comentários!

Não existem comentários ainda, mas você pode ser o primeiro a comentar este post.

Escreva um comentário
Leia os comentários

Escreva um comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados*

Era uma vez em Hollywood

Facebook

Socorro Virei uma Garota!