Roberto Bomtempo e Miriam Freeland reestreiam o premiado “Tomo suas mãos nas minhas” no Teatro Fashion Mall

Reconhecido pela crítica especializada como um dos melhores espetáculos de 2010 e Indicado ao Prêmio Shell de Teatro de 2011 em quatro categorias (ator, atriz, cenário e iluminação), o espetáculo “Tomo suas mãos nas minhas”, de Carol Racamora, volta em cartaz no dia 6 de março no Teatro Fashion Mall às sextas e sábados às 21h30 e domingos às 20h para uma temporada até o dia 12 de abril.

Tomo Suas Mãos nas Minhas conta a história de amor entre Anton Tchekhov e Olga Knipper. O texto é baseado na correspondência amorosa dos dois: ela, uma jovem atriz iniciante; ele, um escritor renomado mais velho e já doente de tuberculose. O casal se conhece em uma leitura de A Gaivota no Teatro de Arte de Moscou. Devido ao clima gélido daquela cidade, Tchekhov passava uma boa parte do ano em Ialta, longe de Olga, que precisava permanecer em Moscou por conta dos seus compromissos com o teatro. Esta situação gerou uma intensa troca de correspondência entre os dois; ao todo, foram mais de 400 cartas durante o período de seis anos de convivência que se encerra com a morte prematura do autor.

Vittoria Zanotto Duailibi teve o primeiro contato com Tomo Suas Mãos nas Minhas quando leu sobre a montagem do texto que Peter Brook fez em Paris em 2004 com os atores Michel Piccoli e Natasha Perry. “Entrei imediatamente em contato com Carol Rocamora em Nova Iorque, que é professora da Tish School of Arts da New York University, exímia tradutora da obra de Tchekhov para o inglês e que havia escrito o texto a pedido de Olympia Dukakis, ambas já encantadas com as cartas trocadas entre Anton e Olga. Além disso, Olympia, que é grande amiga de Carol, vivia uma situação semelhante com seu marido, pois os dois passavam grande parte do ano separados, devido aos seus compromissos com o teatro. Adquiri os direitos autorais e, de volta ao Brasil, mostrei-o a Leila Hipólito, minha sócia na Conexão Cinema. Juntas empreendemos uma maratona de seis anos até montarmos finalmente o espetáculo em 2010”.

“Pretendemos com esse espetáculo mostrar uma faceta da vida de um dos maiores dramaturgos da história do teatro. Essa obra possui várias camadas de compreensão, podendo ser interpretada tanto como uma história de amor, passando pelo processo de angústia e criação do autor, como um revival dos ensaios e representações do Teatro de Arte de Moscou, fundado e dirigido por Constantin Stanislavski e Vladimir Niemirovitch-Dantchenko, figuras mitológicas da dramaturgia mundial”, explica Vittoria.

O texto, inédito no Brasil, está sob a direção de Leila Hipólito, que tem no currículo o roteiro e direção de diversas produções para o cinema e TV, entre eles, o longa As Alegres Comadres e o curta Decisão, que lhe rendeu 4 Kikitos no Festival de Gramado em 1997. Atualmente Leila também dirigiu os programas No Compasso da História e Artes, Artistas e Arteiros no canal Multirio.

Tomo Suas Mãos nas Minhas, estrelado pelo casal de atores Miriam Freeland e Roberto Bomtempo, é um espetáculo teatral delicado e emocionante que tem sido extremamente bem acolhido pela crítica e pelo público. Na época da estreia no Rio de Janeiro em 2010, afirmou Bomtempo: “Estou vivendo um momento muito especial: o desafio de interpretar um personagem com o qual me identifico completamente. É um privilégio personificar Tchekhov, que era querido, digno e ético”.

SERVIÇO
Tomo suas mãos nas minhas
Estreia: 6 de março de 2015. Temporada até 12 de abril de 2015
Horário: Sexta e Sábado às 21h30 / Domingo às 20h
Local: Teatro Fashion Mall – Sala 2
Endereço: Estrada da Gávea 899, São Conrado, Shopping Fashion Mall
Tel.: 2422 9800
Ingresso: Sexta R$ 60,00 / Sábado e domingo R$ 70,00
Classificação: 12 anos
Duração: 80 min.
Gênero: Drama
Capacidade: 280 lugares. 

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *