New Creators e a Verve Galeria inauguram a exposição ConFluir

A New Creators e a Verve Galeria inauguram a exposição ConFluir, com curadoria de Allann Seabra e Mariana Jacinto, composta por grafites feitos em suportes diferenciados – canvas, madeira, metal e tecido. Ao reunir 17 nomes da street art paulistana, representados por ambas as galerias, o objetivo é confluir a produção e a vivência dos artistas, no contexto da arte atual do Brasil, abordando temas sobre questões sociais, políticas, econômicas, culturais, étnicas e de identidade. O evento de abertura da mostra será o primeiro “esquenta” oficial para a 3ª Bienal de Grafite Fine Art, e terá também uma sessão de live painting com Kalina a.k.a Kaju Ink – que fará uma obra na fachada da New Creators -, além do food truck Hamburgueria 162 Station, que ficará estacionado no local ao longo do vernissage.

Derivada do italiano graffiti, a palavra grafite representa uma inscrição caligrafada ou um desenho, gravada ou pintado sobre um suporte que não é normalmente previsto para esta finalidade. Comumente associado à pichação e, neste sentido, considerado mera contravenção pelos mais tradicionais, o grafite é uma forma de expressão incluída no âmbito das artes visuais, mais especificamente da street art ou arte urbana – em que o artista aproveita os espaços públicos, criando uma linguagem intencional para interferir na cidade. Não obstante as evidências de registros semelhantes a esta técnica desde o Império Romano, foi durante o movimento contracultural de 1968 que o grafite se popularizou como meio de expressão artística, quando os muros de Paris serviram de suporte para inscrições de caráter poético-político. A partir de 1970, diferentes tipos e estilos invadem as ruas de Nova York e, posteriormente, o grafite se torna obrigatório para a paisagem de qualquer grande centro urbano moderno.

Agora, em São Paulo, chega o momento de celebrar esta arte com a mostra ConFluir, cuja proposta é reunir experiências e exibir um recorte com o que há de mais relevante na produção dos grafiteiros. Citando alguns dos artistas participantes, a New Creators destaca a fluidez versátil do trabalho de Kalina Juzwiak, que também assina a nova fachada de seu espaço; os lenços customizados a mão que trazem a estética única do duo Pupillas; as telas e camisetas de Thiago Thipan, estampadas com seu estilo geométrico e cheio de movimento; entre outros. Por sua vez, dentre vários artistas, a Verve Galeria evidencia a mistura de fantasia e realidade na obra de Vermelho, composta por figuras divertidas, misteriosas, ingênuas, obscuras e até delicadas; a intuição explicitada por movimentos fortes e concisos de Saci Loves You, cujas obras se desenrolam ao acaso; e toda a complexidade da megalópole de São Paulo representada nos traços de Rodrigo Branco, o qual transforma olhares inusitados em importantes oportunidades artísticas.

Buscando atrair um público variado, que transita entre diversos universos, a New Creators e a Verve Galeria apostam no grafite e no poder de sua estética exacerbada, carregada de significados poéticos e simbolismos. Nas palavras dos curadores da mostra: “Aqui poderemos observar o que vemos nas ruas, aquilo que passa muitas vezes despercebido e que por muitas vezes acabamos não dando a merecida atenção.“.

SERVIÇO
ConFluir
Abertura: 28 de fevereiro de 2015, sábado, das 15 às 20h
Período: 2 de março a 2 de abril de 2015
Local: New Creators e Verve Galeria
Endereço: Rua Lisboa, 281 / 285 – Pinheiros – São Paulo, SP
Tel.: (11) 3804 9923

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *