“Sala de Notícias” apresenta documentário sobre intercâmbio cultural entre Brasil e Argentina

Luiz Guirra
Por Luiz Guirra 25 fevereiro, 2015 12:32

“Sala de Notícias” apresenta documentário sobre intercâmbio cultural entre Brasil e Argentina

Canal Futura apresenta nesta próxima quinta (26) durante o programa “Sala de Notícias” o documentário inédito “Fronteira” sobre o intercâmbio cultural entre duas cidades separadas apenas por uma antiga ponte de ferro: Uruguaiana, no Brasil, e Paso de Los Libres, na Argentina.

SALA DE NOTÍCIAS – CANAL FUTURA
Segunda a sexta-feira – 14h35
Reprise – Quinta às 21h

VISUAIS DE TEERÃ
Direção: Rafael Bacelar e Maria Pereira
Exibição: segunda, 23 de fevereiro de 2015

Sinopse: O documentário mostra o trabalho e um pouco do cotidiano de três artistas contemporâneos do Irã. Sara Mobayen, fotógrafa, o artista plástico Peyman Shafieezadeh e Cassra Abedini, renomado calígrafo e artista gráfico, contam como levam a vida na capital do país e apresentam visões bem peculiares sobre “política e religião” e sobre a cidade onde vivem.

A PIETÁ DE JOÃO TURIN
Direção: Fabrício da Rosa e Souza
Exibição: terça, 24 de fevereiro de 2015

Sinopse: Sala de Notícias apresenta o registro do processo de moldagem da obra Pietá, do escultor João Turin, na cidade de Condé-Sur-Noireau, Baixa Normandia, França. A história da escultura possui algumas curiosidades: o artista teria se inspirado na fisionomia da célebre dançarina Isadora Duncan para esculpir o rosto da Virgem. Além disso, durante o bombardeio da Normandia pelas tropas aliadas, durante a Segunda Guerra, toda a cidade, incluindo a igreja onde estava a escultura, foi reduzida a escombros. A Pietá, no entanto, escapou ilesa.

ONDE DEUS É UMA NOTA DE 100
Direção: Alice Riff e Luciano Onça
Exibição: quarta, 25 de fevereiro de 2015

Sinopse: Este episódio da faixa Sala de Notícias faz uma imersão no universo do funk ostentação, mostrando quem são os músicos e produtores do gênero em seu cotidiano. O que está em jogo quando o assunto é padrão de consumo e a produção de videoclipes sobre os desejos da juventude em uma comunidade de baixa renda marcada pela desigualdade social e falta de oportunidades? O que pensam os jovens e músicos consagrados que representam a nova geração da cultura funk e que já conquistaram centenas de milhares de visualizações de seus vídeos na internet? O documentário provoca a reflexão sobre o tema com ousadia, ao mostrar ensaios técnicos e gravações legítimas do que, de fato, representa a ostentação para estes jovens.

FRONTEIRA (INÉDITO)
Direção: Maria Clara Escobar
Exibição: quinta, 26 de fevereiro de 2015

Sinopse: Uruguaiana e Paso de Los Libres são cidades que dividem Brasil e Argentina, separadas por uma antiga ponte de ferro. Os moradores de ambas as cidades cruzam a ponte com tranquilidade, frequentemente indo de um país a outro mais de uma vez por dia. Quais são as semelhanças e diferenças entre cidades tão próximas, mas em diferentes países? O que pensam os habitantes de uma cidade sobre os habitantes da outra? O que define culturalmente, de fato, o território?

HOMENS DA TORRE
Direção: Marcus Vinícius Martins dos Reis
Exibição: sexta, 27 de fevereiro de 2015

Sinopse: Do alto das torres das igrejas de São João del-Rei, em Minas Gerais, os sinos ganham status de veículo de comunicação pelas mãos e ouvidos hábeis de homens que fizeram da arte centenária uma profissão. Nilson, Rodrigo, Guilherme e tantos outros, cada qual comandando sua torre, aprenderam e passam um ofício que, na ausência de cartilha, chega-lhes à alma através da dedicação e da responsabilidade peculiar a sentinelas. Eles cuidam para que o ato de tocar sinos não sofra alterações drásticas a cada nova geração. Sem o zelo desses homens das torres, a tradição provavelmente já teria se perdido.

Canal Futura-Sala de Notícias-Fronteira-02 Canal Futura-Sala de Notícias-Fronteira-03 Canal Futura-Sala de Notícias-Fronteira-04 Canal Futura-Sala de Notícias-Fronteira-05 Canal Futura-Sala de Notícias-Fronteira-06

Luiz Guirra
Por Luiz Guirra 25 fevereiro, 2015 12:32


Escreva um comentário

Nenhum comentário

Ainda não há comentários!

Não existem comentários ainda, mas você pode ser o primeiro a comentar este post.

Escreva um comentário
Leia os comentários

Escreva um comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados*

Era uma vez em Hollywood

Facebook

Socorro Virei uma Garota!