Orquestra Sinfônica de Piracicaba seleciona músicos estagiários

Estudantes avançados de música erudita têm a chance de integrar a Orquestra Sinfônica de Piracicaba, que seleciona estagiários para a temporada 2015. As inscrições para o processo seletivo estão abertas até 4 de março, pelo e-mail sinfonica.piracicaba@gmail.com.

Os selecionados atuarão ao lado de tarimbados profissionais, recebendo deles ensinamentos para sua futura vida profissional de orquestra. Serão escolhidos estagiários para cada naipe da Sinfônica, instrumentos de cordas, percussão e sopros. Ao todo são 17 vagas.

A abertura de vagas para estagiários integra uma série de ações da Orquestra para marcar os 115 anos de atuação, completados este ano, e também marca uma nova fase, sob condução do maestro Jamil Maluf como regente-titular e diretor artístico e do violoncelista André Micheletti como regente-assistente e diretor artístico associado.

No e-mail de inscrição devem ser mencionados nome completo, data de nascimento, endereço, telefone, instrumento, data escolhida para o teste, currículo de estudos e atividades musicais, além do nome do professor (se houver).

Os testes de aptidão acontecem entre os dias 5 e 8 de março, das 9h às 12h para cordas e das 14h às 17h para sopros e percussão, na Empem (Escola de Música de Piracicaba Maestro Ernst Mahle), na rua Santa Cruz, 1.155, Bairro Alto.

O candidato deve executar uma peça de livre escolha e os percussionistas precisam trazer uma peça para tímpano, caixa e xilofone. Caso a nota seja igual ou superior a 9, o instrumentista pode ser convidado a integrar o quadro de profissionais da Sinfônica.

CENTENÁRIA – Atualmente reconhecida por leis municipal e estadual como entidade de utilidade pública, a Orquestra Sinfônica de Piracicaba teve sua primeira apresentação em 24 de março de 1900, na Catedral de Santo Antônio, então chamada de igreja matriz, sob regência de Lázaro Lozano.

Sua história é marcada por grandes êxitos, com a dedicação de músicos como Olênio Veiga e Egildo Pereira Rizzi, e de professores da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), como Alcides Guidetti Zagatto e Jaime Rocha de Almeida.

EXPERIÊNCIA – Detentor de vários prêmios, Jamil Maluf é um dos fundadores da Orquestra Experimental de Repertório, da qual permaneceu como regente por 24 anos. Ele possui quatro prêmios de Melhor Regente de Orquestra pela APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) e atuou como diretor pedagógico do Festival de Inverno de Campos do Jordão. Também apresenta o programa Intérprete, na Rádio Cultura (FM 103,3).

O violoncelista André Micheletti é diretor artístico e coordenador pedagógico do Feimep (Festival Internacional de Música Erudita de Piracicaba). Ele está à frente da coordenação pedagógica do Instituto Fukuda, atua na Bachiana Sesi Filarmônica, e dá aulas na Escola Municipal de Música de São Paulo, no Instituto Baccarelli, sediado na comunidade de Heliópolis, e nas faculdades Mozarteum e Cantareira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *