CAIXA CULTURAL traz teste de audiência a SP e faz cinéfilos “palpitarem” no corte final de longas inéditos

Cinéfilos palpiteiros ganham agora o programa dos sonhos em São Paulo. Toda primeira terça-feira do mês, no Caixa Belas Artes, uma sessão do Teste de Audiência será realizada, com ingressos a R$2. A atividade existe há nove anos em Brasília e já foi realizada em Curitiba.

O primeiro longa-metragem a ser testado é a cinebiografia Vilanova Artigas, com direção de Laura Artigas (neta do arquiteto) e do cineasta Pedro Gorski. O filme inspirado na trajetória do arquiteto João Batista Vilanova Artigas – que completaria 100 anos neste 2015 -, reúne relatos de especialistas e de profissionais que conviveram com o arquiteto. Curitibano radicado em São Paulo, Vilanova se destacou pelo estilo “escola paulista” ou “escola brutalista”, assinatura que pode ser conferida no edifício da FAU – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, em São Paulo, projeto assinado por ele, fundado em 1948.

Mais de 80 longas-metragens nacionais já passaram pelo Teste de Audiência antes de estrearem nas salas de cinema.

“É prática entre produtores e diretores realizarem sessões entre amigos e conhecidos, buscando sentir como podem reagir à produção. No Teste de Audiência buscamos dar ao diretor feedbacks mais reais, já que a plateia é formada, em sua grande maioria, por pessoas desconhecidas. As perguntas do nosso questionário seguem metodologia científica. A ideia é que o filme possa evoluir antes do corte final”, explica Renato Barbieri que ao lado de Marcio Curi seleciona os filmes que serão testados ao longo do ano. A metodologia dos questionários é assinada pelos pesquisadores Michelle Stephanou e Eladio Oduber.

Para Marcio Curi, “Em mercados com indústria cinematográfica mais desenvolvida os filmes de longa-metragem sempre são lançados passando antes por testes de audiência. O objetivo é dar ao diretor a oportunidade dele perceber se suas intenções cinematográficas e dramáticas estão de fato se realizando”, ressalta.

Entre os filmes que já participaram da experiência Teste de Audiência estão “Cidade dos Homens”, de Paulo Morelli, “É Proibido Fumar”, de Anna Muylaert, “Tropicália”, de Marcelo Machado, “Eu Receberia as Piores Notícias dos seus Lindos Lábios”, de Beto Brant e Renato Ciasca, entre outros.

Em São Paulo, serão testados 10 longas-metragens em 2015. As sessões são patrocinadas pela Caixa Econômica Federal.

Para participar – Diretores interessados em ter acesso gratuito à atividade podem inscrever seu longa em formato aberto para o e-mail da curadoria do Teste de Audiência: Marcio Curi –  mccuri@gmail.com e Renato Barbieri – renato@gayafilmes.com. O projeto aceita inscrições de longa-metragem em todos os gêneros cinematográficos, como documentário, ficção e animação.

Para participar é fundamental que o diretor tenha disponibilidade para acompanhar a sessão e debater com o público após a exibição do filme. “O objetivo do projeto é o aprimoramento das obras por meio da projeção seguida do diálogo sincero entre o cineasta e o público”, diz Barbieri.

SERVIÇO

Teste de Audiência | cinema
Data: toda primeira terça-feira do mês, em 2015
Horário: consultar a programação no site do evento
Local: Caixa Belas Artes
Endereço: Rua da Consolação, 2423 – Consolação – São Paulo (SP)
Telefone: (11) 2894-5781
Entrada: R$ 2
Funcionamento: de segunda-feira a domingo, das 13h30 às 23h30
www.caixabelasartes.com.br
Capacidade: 141 lugares
Classificação etária: 16 anos
Patrocínio: Caixa Econômica Federal

Dia 03/03/2015 (terça-feira)
Cinebiografia: Vilanova Artigas
Horário: 20h
Com a presença dos diretores: Laura Artigas e Pedro Gorski
Entrada: R$ 2

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *