Sesc São José dos Campos para apresentar o espetáculo Propriedades Condenadas

Dia 28, sábado, às 20h, a Episódica Cia. teatro sobe ao palco do Sesc São José dos Campos para apresentar o espetáculo Propriedades Condenadas.

A obra, dirigida por Marco Antônio Pâmio e encenada em sequencia pelos atores Camila dos Anjos e Ricardo Gelli, é composta por dois textos autobiográficos de Tennessee Williams, um dos mais aclamados e montados autores norte americanos de todos os tempos e que narram os conflitos familiares vividos pelo dramaturgo.

“Esta propriedade está condenada” conta a história do encontro de dois adolescentes, Willie e Tom. O diálogo se passa sobre os trilhos de um trem, a partir do interesse de Tom na menina, porém as realidades e personalidades opostas os aproximam de outra forma.

Willie vive sozinha na antiga propriedade de sua família, onde costumava funcionar uma pensão para ferroviários. Após sua mãe fugir com o maquinista da estação, seu pai alcoólatra desaparece e sua irmã morre de tuberculose. Willie, então, se revela obsessiva pela história da irmã, que se repete com ela mesma.

Para confrontar a solidão de seu presente miserável e suportar um possível futuro, distorce a realidade e cria um mundo imaginário, povoado de situações que nunca acontecerão.

“Por que você fuma tanto, Lily?” narra a história de Sra Yorke, uma viúva de meia idade, e sua filha Lily, uma intelectual frustrada, solteirona e fumante compulsiva. Depois da morte do marido, a Sra. Yorke gastou todo o dinheiro que restava preparando Lily para a sociedade.

Ela vê no casamento da filha a única oportunidade de resgatar o prestígio social e econômico. Porém, Lily é diferente das outras garotas. Não se interessa pelo círculo de amizades que sua mãe tanto insiste que ela frequente e não vê sua felicidade em um contrato de casamento. A peça questiona os modelos de felicidade que até hoje a sociedade insiste em promover.

Segundo o diretor Marco Antônio Pâmio “Tennessee Williams não retrata apenas o seu tempo. Esta propriedade está condenada  e Por que você fuma tanto, Lily?” são peças contemporâneas, com personagens essencialmente humanos e atemporais, que estão à margem da sociedade e lutam para sobreviver individualmente dentro de uma estrutura na qual os valores são coletivos”.

Por esse projeto o ator Ricardo Gelli foi indicado ao prêmio APCA (Associação Paulista de Críticos de Artes) de melhor ator em 2014.

SERVIÇO
Propriedades Condenadas
Com Episódica Cia.
Data: 28, sábado, às 20h
Sesc São José dos Campos
Endereço: 
Av. Adhemar de Barros, 999 – Jd. São Dimas
Auditório.
Preço: R$ 6,00 a R$ 20,00
Recomendação etária 16 anos.

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *