Paço das Artes abre mostra no Espaço do Quadrado

O Paço das Artes (instituição da Secretaria de Estado da Cultura) abre no dia 21 de fevereiro (sábado), às 15h, a mostra “Vai que Vai”, de Ana Paula Oliveira no Espaço do Quadrado. A entrada é gratuita.

O Espaço do Quadrado foi criado em 2012 por Priscila Arantes, diretora técnica e curadora do Paço das Artes, para a realização de obras site specifics. “Convidamos a artista Ana Paula Oliveira a desenvolver uma instalação pensada especialmente para este espaço da galeria”, diz.

A obra é composta por aproximadamente 40 placas de vidro encostadas umas sobre as outras, que formam uma massa de vidro em um dos cantos do espaço. A artista explica que –entre as placas– peixes de chumbo e borracha grudados cumprem uma dupla função: os de borracha acomodam e amortecem o contato entre as placas, já os de chumbo dão peso e estabilidade ao conjunto. Segundo ela, a impressão é de que os peixes estão “subindo uma correnteza paralisada”.

Ana Paula Oliveira apresenta ainda um vídeo homônimo, na Sala de Vídeo, no qual uma sequência de imagens em câmera lenta exibem o momento da quebra de placas de vidro, e a queda dos  peixes de chumbo e de borracha. “São várias cenas, uma saindo da outra até finalizar num branco puro. Neste segundo momento da exposição, o que estava paralizado volta a ter movimento. É como se a minha ação na destruição devolvesse a vida ao conjuto que é apresentado no Espaço do Quadrado”, afirma a artista.

A artista Ana Paula Oliveira desenvolve, desde 2.000, uma pesquisa ligada à escultura em materiais e procedimentos que partem desde os mais tradicionais na História da Arte (mais precisamente a tradição da escultura), como o mármore e a fundição, associados a materiais ordinários e incomuns, como borrachas, pedras, vidro, plásticos e animais. Estes últimos aparecem em sua produção vivos, taxidermixados, fundidos em metal, ou ainda em referência sonora, em que mesmo o público não vendo o animal, é possível criar artificialmente, segundo a artista, a presença desse animal.

Outra característica marcante da obra de Ana Paula Oliveira é sensação de desequilíbrio e desestabilidade das obras, resultado do convívio forçado de materiais que parecem não se aderir formalmente, mas que estão unidos de maneira simples, quase precária, em um jogo escultórico de estabilidade/instabilidade.

SERVIÇO
VAI QUE VAI DE ANA PAULA OLIVEIRA
Abertura: 21 de fevereiro às 15h
Visitação: até 22 de março de 2015
Na ocasião, será inaugurada também a mostra “Confiança e Medo”, de Dudu Tsuda
Paço das Artes
Endereço: Avenida da Universidade, 1, Cidade Universitária, São Paulo/SP
tel.: (11) 3814-4832

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *