De Spielberg a Dário Argento, Mostra no Cine Humberto Mauro exibe um panorama do terror nos anos 70

Em plena sexta-feira 13, o Cine Humberto Mauro estreia a Mostra O FASCÍNIO DO MEDO: O TERROR NOS ANOS 70. Serão exibidos 20 filmes, com qualidade digital, que fazem um recorte do período que ajudou a consolidar o terror como gênero cinematográfico. Entre os destaques exibidos estão O exorcista, de Willian Friedkin, Suspiria, de Dario Argento, Frenesi, de Alfred Hitchcock e Tubarão, de Steven Spielberg.

A diversidade dos títulos escolhidos busca compreender o fascinante e obscuro território do medo. São filmes que têm como temática o horror da vida em sociedade, a relação do homem com a religiosidade, tensões raciais e étnicas, o questionamento do mito da família nuclear e a revolução sexual. Ao mesmo tempo, os filmes exploram diferentes narrativas para resignificar o medo, com filmes de terror psicológico, suspense e até mesmo os chamados Slasher Movies.

Mesmo abordando as diferentes faces do terror, os filmes selecionados têm pontos em comum: o período de lançamento e grande influência do contexto sócio-político e econômico dos anos 70.

“Essas obras estão muito ligadas ao contexto social em que foram produzidas, elas demostram uma incerteza, uma incredulidade na humanidade, algo que muito tem a ver com o espírito do tempo dos anos 1970”, explica Bruno Hilário”, assessor do Cine Humberto Mauro e curador da mostra. A junção desses elementos contribuiu para a consolidação do terror enquanto gênero.

Mostra exibe um panorama do terror nos anos 70-01 Mostra exibe um panorama do terror nos anos 70-03 Mostra exibe um panorama do terror nos anos 70-04

A maior parte dos filmes a serem exibidos possuem uma forte relação com a chamada Nova Hollywood, momento de inventividade e renovação do cinema Norte-Americano. No entanto, integram também a Mostra filmes com características estéticas diferenciadas, como Abominável Mr. Phibes, de Robert Fuest, Rock Horror Picture Show, de Jim Sharman e Suspiria, de Dario Argento. Este último está Inserido na tradição do terror italiano e se tornou um marco para o gênero.

SERVIÇO
Evento: O Fascínio do medo: O terror nos anos 70
Data: 13 de fevereiro a 5 de março de 2015
Local: Cine Humberto Mauro
Endereço: Palácio das Artes – Av. Afonso Pena, 1.537
Classificação etária: 12 anos
Ingressos: Entrada gratuita
Informações para o público: 3236-7400
*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *