“Os boias-frias do futebol” e “Pretos novos” são os documentários inéditos do “Sala de Notícias” do Canal Futura

O programa Sala de Notícias do Canal Futura apresenta amanhã (27) e quinta-feira (29) documentários inéditos com destaque “Os boias-frias do futebol” , sobre os sonhos e as incertezas dos jogadores da Série C do Campeonato Estadual Carioca, a divisão mais operária do futebol fluminense. Na quinta-feira, o destaque é “Pretos novos”, sobre um cemitério africano histórico descoberto ao acaso em uma obra na região portuária do Rio de Janeiro.

Os boias frias do futebol

os broias frias do futebol1

OS OLHOS DAS RUAS

Direção: Fabrício Mota
Exibição: segunda, 26 de janeiro de 2015

Sinopse: “Olhos das Ruas” pretende lançar luz sobre o trabalho dos fotojornalistas que cobriram as manifestações de junho de 2013 no país. O documentário enquadra e examina o trabalho e a vivência dos profissionais de fotografia que registraram os protestos nas ruas. A partir disso, abordaremos os desafios, perigos e prazeres com que se depararam durante o exercício da profissão. 

OS BOIAS-FRIAS DO FUTEBOL (INÉDITO)
Direção: Luciano Pérez Fernández
Exibição: terça, 27 de janeiro de 2015

Sinopse: Atrasos de salários; jogadores que não recebem, outros que pagam para jogar; promessas não cumpridas; jornadas duplas ou triplas para complementar a renda familiar; falta de estrutura;  contratos curtos de trabalho; ausência de calendário anual. “Os boias-frias do futebol” revela os sonhos e as incertezas de dois jogadores da Série C do Campeonato estadual do Rio, a divisão mais operária do futebol fluminense. 

MEU LUGAR NA BROADWAY
Direção: Ana Júlia Isse
Exibição: quarta, 28 de janeiro de 2015

Sinopse: O documentário conta a história de Geraldine Tisser, que tinha o sonho de dançar na Broadway. Na juventude, foi selecionada para uma bolsa de estudos de dança em Nova York, mas desistiu da viagem para viver um grande amor. Mesmo sem realizar o sonho, hoje ela vive em um espetáculo à parte. A bailarina, que visita Nova York quase todos os anos, continua dançando, apesar da idade avançada – e que ela não revela de jeito nenhum.

PRETOS NOVOS (INÉDITO)
Direção: Rafael Mellim e Francisco Andrade Santos
Exibição: quinta, 29 de janeiro de 2015

Sinopse: No bairro da Gamboa, zona portuária da capital carioca, o casal Merced e Petrucio iniciam uma reforma em sua casa. Durante a obra, se deparam com pedaços de ossos, dentições e fragmentos de objetos. Abaixo de seus pés, estava um dos mais importantes patrimônios históricos da diáspora africana já descobertos: o Sítio Arqueológico Cemitério dos Pretos Novos.

ALDEIA BRANCA
Direção: Carlos Lima
Exibição: sexta, 30 de janeiro de 2015

Sinopse: Os alentejanos se habituaram desde sempre a ver as suas casas brancas, fazendo da tradição de caiar um ritual de purificação, renovação e limpeza. Apesar dos evidentes sinais de mudança, com o abandono da cal pelas novas gerações e o aumento da utilização da tinta, o branco tende a persistir como elemento caracterizador da casa popular alentejana, apresentando-se como elo entre o passado e o presente. O branco é a cor utilizada pelo artista coletivo na preservação da sua obra, uma enorme mancha branca no imenso espaço da planície, a imagem de identificação das povoações do Alentejo (Portugal).

Sobre Sala de Notícias

O Sala de Notícias é um espaço para reportagens documentais com 13 minutos de duração, que contempla diversidade de olhares, linguagens e narrativas com relevância contemporânea para o Brasil e para o mundo. O programa é um importante espaço de promoção da pluralidade de pontos de vista. Da mesma maneira, valoriza a informação de qualidade e de interesse público. Entre as conquistas recentes do Sala de Notícias está a produção em rede e a capacidade de gerar outros debates na grade de programação do Canal Futura a partir dos documentários produzidos.

PRETOS NOVOS2

PRETOS NOVOS1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *