Cinema do Brasil incentiva a circulação da cinematografia nacional no exterior

O Programa Cinema do Brasil, idealizado pelo Sindicato da Indústria Audiovisual do Estado de São Paulo (SIAESP) e realizado em parceira com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), há sete anos desenvolve estratégias e promove ações e parcerias para a divulgação, distribuição e participação da indústria do audiovisual brasileiro no cenário internacional.

Programa Cinema do Brasil-Carte Blanche-PROMO PHOTOS-27FEVEREIRO2014-01

Desde sua criação, o Cinema do Brasil participa dos principais festivais e mercados de cinema do mundo, em que organiza encontros de relacionamento para estimular novos negócios e realiza sessões direcionadas ao mercado de distribuição, além de proporcionar espaços para que seus associados possam fechar negócios. Além disso, o Programa oferece a agentes e distribuidores internacionais prêmios de apoio à promoção de filmes nacionais participantes de importantes festivais de cinema do mundo e distribuídos em outros países.

O Programa ainda traz ao Brasil representantes internacionais do setor para conhecer a produção e os profissionais brasileiros, além de promover workshops, palestras, encontros de coprodução. O Cinema do Brasil tem focado grande parte de seu trabalho na organização de fóruns e encontros com o objetivo de criar oportunidades para a viabilização de coproduções internacionais – o número de coproduções entre o Brasil e outros países, que é maior nos últimos sete anos do que nos 30 anteriores, é um resultado dessa ação.

Além disso, em 2015, por meio de uma parceria inédita, o Cinema do Brasil proporcionará a associados selecionados a participação em importantes programas internacionais de capacitação e redes de relacionamento: Eave e Ace Mundus.

Principais ações programadas para 2015

Encontros e Palestras

Já no início de 2015, em janeiro, o Cinema do Brasil promove palestras e encontros com sua equipe e consultora internacional, Marika Kozlovska, sobre mecanismos e oportunidades no mercado internacional, em São Paulo e na Mostra de Cinema de Tiradentes. Além disso, como em edições anteriores, o Programa levará ao festival mineiro, entre 23 a 31 de janeiro, importantes representantes de festivais internacionais: Amália Serrulla, do comitê de seleção do Festival de San Sebastian, e Aurelie Godet, do Festival de Locarno. O Cinema do Brasil já tem parcerias bastante sólidas com a organização dos dois festivais, e em 2014 o Brasil foi o país escolhido para a seção “Carte Blanche”, em Locarno, quando seis produções de associados ao Programa foram apresentadas a importantes players internacionais, abrindo caminho para futuras parcerias e negociações. O filme “Aspirantes”, dirigido por Ives Rosenfeld e produzido pelas cariocas Crisis Produtivas e Bubbles Project recebeu um prêmio de 10’000 CHF (cerca de US$ 11 mil) para auxílio nos estágios finais da produção.

Em 2015, além de trazer um representante de Locarno para o Festival de Tiradentes, o Cinema do Brasil continua sua parceria com o Festival na chamada Carte Blanche Extra, em que garantirá a participação de 3 produtores brasileiros na seção de indústria de Locarno, para que possam se reunir com importantes players internacionais.

Festivais Internacionais

O circuito pelos festivais internacionais começa pelo de Berlim, que acontece na capital alemã de 5 a 12 de fevereiro. Pelo 7º ano consecutivo, o Cinema do Brasil terá seu estande no European Film Market, para apoio logístico aos associados, divulgação dos filmes brasileiros e promoção de encontros de negócios. Além disso, uma delegação de 12 associados participará do Co-Production Market, encontro de coprodução associado à Berlinale. Pela primeira vez o Brasil terá 3 filmes na sessão Panorama do Festival, e estes filmes participaram, em estágio de finalização, de ações do Cinema do Brasil, Boutique Cinema do Brasil e Carte Blanche de Locarno.

Ao longo do ano, o Cinema do Brasil estará presente nos principais festivais e mercados internacionais como Berlim, Cannes, Locarno, Veneza, Toronto, San Sebastian, Ventana Sur, entre outros, e neste ano passa a subsidiar credenciais para seus associados participarem de alguns dos principais mercados internacionais.

Premio de Apoio à Distribuição

Idealizado e implantado pelo Cinema do Brasil desde 2009 para incentivar a circulação da cinematografia brasileira ao apoiar a divulgação de filmes brasileiros em seus lançamentos no exterior, o prêmio vem contemplando um número crescente de distribuidores internacionais que se mostram cada vez mais interessados nas produções brasileiras. Em 2014, 22 distribuidoras diferentes foram selecionadas e receberão prêmios de até US$ 25 mil cada, em um total de USD 280 mil. A verba será investida na promoção dos filmes em 17 territórios, como Estados Unidos e Canadá e vários países da Europa, América Latina e Ásia. A edição 2015 do prêmio será dividida em duas etapas, e a primeira terá inscrições abertas durante o Festival de Berlim, no dia 7 fevereiro; já a segunda fase terá início em julho. Para participar, as empresas que assinaram contratos de distribuição com produtoras brasileiras associadas ao Programa Cinema do Brasil devem enviar seus planos de distribuição internacional. Ao ser contemplada, a empresa, em contrapartida, deverá investir no mínimo o mesmo valor da quantia recebida por meio do Prêmio.

Apoio aos Agentes de Venda

Com o objetivo de incentivar os agentes e apoiar a promoção dos filmes brasileiros selecionados para os festivais internacionais de Berlim, Cannes, Locarno, Veneza e San Sebastián, o programa criou em 2013 o prêmio destinado aos agentes de venda, que concede até USD 40 mil para custear as despesas promocionais durante estes eventos. Para participar da iniciativa, os agentes de venda devem fazer sua inscrição em até uma semana após o anúncio oficial da seleção do filme em um dos festivais mencionados acima e apresentar um plano de investimentos na promoção do filme.

Intercâmbio e treinamento internacional

Em uma iniciativa inédita, o Cinema do Brasil estabeleceu parcerias com dois importantes programas Europeus de intercâmbio para produtores independentes que, além de capacitação, oferecem grande oportunidade para fomentar coproduções e encontrar parceiros na Europa:

O Ace Mundus – Ateliers du Cinema Européen é um dos três mais importantes encontros de treinamento e desenvolvimento de projetos internacionais da Europa, dedicado ao intercâmbio entre produtores experientes de cinema, para que possam efetivamente coproduzir projetos audiovisuais com outros países. O programa é um treinamento completo, que inclui consultoria one-to-one em roteiro, financiamento, distribuição e produção. Além disso, é uma ótima oportunidade para networking com produtores da rede ACE originários de 27 países. Um associado do Cinema do Brasil será selecionado e ganhará uma bolsa para participar da próxima edição do programa que acontecerá em 2015 em Paris (França) e Pisa (Itália).

Já o EAVE – European Audiovisual Entrepreneurs é uma das principais organizações de treinamento profissional, desenvolvimento de projetos e networking para produtores audiovisuais da Europa, reconhecido pelo workshop que realiza para produtores europeus. Além de assegurar a participação de um associado, o Cinema do Brasil vai subsidiar a participação do mesmo no European Producers Workshop, que acontecerá em 2015 em três locais diferentes: março em Luxemburgo, junho na Macedônia e outubro na França. Durante esse período, os participantes trabalham em desenvolvimento de projetos e roteiros, financiamento, questões legais de coprodução, marketing e comercialização, entre outros assuntos. O Cinema do Brasil assumirá os custos da taxa de inscrição e todos os custos de participação nos três workshops, além de alimentação e hospedagem, sendo o produtor selecionado responsável pelo seu transporte aéreo para os três destinos.

Boutique Cinema do Brasil

Após ter acabado de encerrar com muito sucesso a terceira edição do evento que traz ao Brasil renomados agentes de vendas para visionar seis filmes em finalização e escutar seis pitchings de projetos, o Cinema do Brasil já começa a preparar a quarta edição para dezembro de 2015. O Boutique Cinema do Brasil tem se mostrado um evento cada vez mais eficaz não só para o posicionamento dos filmes e projetos em questão no cenário internacional, como também para a própria empresa produtora. Além da possibilidade que a tem de realizar vendas do seu filme, os feedbacks que recebe do filme e as relações pessoais que cria nesses eventos, têm colaborado enormemente para sua internacionalização.

Cinema do Brasil é um programa de promoção comercial do cinema brasileiro no mercado internacional. Idealizado pelo Sindicato da Indústria Audiovisual do Estado de São Paulo (SIAESP), tem como principal parceira a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), que participa da elaboração das estratégias e sua operacionalização, além de oferecer suporte financeiro aos projetos. O Cinema do Brasil conta também com o apoio institucional da Ancine (Agência Nacional do Cinema). O objetivo do Cinema do Brasil é fortalecer e ampliar a participação do audiovisual brasileiro no mercado internacional, oferecendo às empresas associadas apoio logístico e estratégico para que possam realizar coproduções e abrir mercados para a distribuição da sua produção, valorizando assim a imagem da indústria cinematográfica nacional no exterior.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *