CANAL FUTURA exibe documentário sobre a vida de Glauber Rocha na série “+Brasileiros”

Na próxima terça-feira, 27, às 23h, o canal Futura apresenta documentário sobre a biografia do cineasta Glauber Rocha na série +Brasileiros. Glauber foi um dos integrantes mais importantes do Cinema Novo, movimento iniciado no começo dos anos 1960. Com o lema “uma câmera na mão e uma ideia na cabeça”, ele deu uma identidade nova ao cinema brasileiro, criando clássicos, como Deus e o Diabo na Terra do Sol, Terra em Transe e O Dragão da Maldade Contra o Santo Guerreiro. Um homem intenso, cheio de ideias  e com um olhar único, é admirado até hoje por todos os grandes cinéfilos e adoradores da sétima arte.

Na quinta-feira, 29, às 22h, vai ao ar o último episódio da série Os Negros na América Latina, na faixa do Mundo.Doc. Nesse capítulo, o professor da Universidade de Harvard, Henry Louis Gates Jr., visita o Brasil. Ele passa pelo Rio de Janeiro, Diamantina, Recife e Salvador para apresentar como o país está caminhando rumo ao seu legado como a maior economia de trabalho escravo do mundo. O programa resgata a história da população africana no Novo Mundo. A narrativa começa com a “descoberta” do continente americano, o transporte de milhões de homens e mulheres trazidos da África, e vai até os dias atuais.

As sinopses:

GPS – GUIADOS PELO SABOR
26/1 – Segunda-feira
Natal e arredores

A modelo e apresentadora Talytha Pugliesi e o chef porto-riquenho Harry Pagancosse visitam o maior cajueiro do mundo. Passeiam no pau de arara pelas falésias e chegam à praia. Caçam caranguejos e depois vão à Barraca do Tonho, onde Harry cozinha um prato com os caranguejos. Em Extremoz, fazem aerobunda e esqui aquático na lagoa de Jacumã. Praticam mergulham em Maracajaú. Passeiam de barco na Lagoa Jaguaraíra, conhecem a pescadora Adzilma e comem frutos do mar. Em Pipa, jantam no restaurante Aqui.

A série GPS – Guiados pelo sabor mostra cultura e gastronomia em diferentes cidades brasileiras. A coprodução é da Turner Brasil.

Exibição: segundas-feiras, 23h
Duração: 30 minutos
Classificação: livre
——
+Brasileiros
27/1 – Terça-feira
Glauber Rocha

Glauber Rocha foi um dos integrantes mais importantes do Cinema Novo, movimento iniciado no começo dos anos 1960. Com o lema “uma câmera na mão e uma ideia na cabeça”, ele deu uma identidade nova ao cinema brasileiro, criando clássicos, como Deus e o Diabo na Terra do Sol, Terra em Transe e O Dragão da Maldade Contra o Santo Guerreiro. Um homem intenso, cheio de ideias  e com um olhar único, é admirado até hoje por todos os grandes cinéfilos e adoradores da sétima arte.

A série +Brasileiros, fruto da parceria do Futura com o +Globosat, traz em cada episódio, de forma leve e informativa, um personagem diferente que fez parte da história que forma a identidade do Brasil. Recheado com depoimentos de historiadores, familiares e imagens do biografado, a série conta a vida pessoal e pública desses brasileiros que ajudaram na construção de uma sociedade mais justa e melhor.

Exibição: terça-feira, 23h
Reprise: sexta-feira, 04h e sábados, 13h30
Duração: 30 minutos
Classificação indicativa: livre
——
#PROJETOEMPREENDER

28/1 – Quarta-feira: Este episódio de #projetoempreender vai até João Pessoa para conhecer Jorge Lucas Wanderley e seu empreendimento: a Tot Coworking. No sul do país, o gaúcho Cleiton Boufleuher descobriu que uma popular semente tem potencial para funcionar como um energético natural. Já em Alagoas mostraremos como Paula Kedouk transformou uma película para decorar unhas em um negócio lucrativo.

A série #projetoempreender mostra histórias de jovens empreendedores de todo Brasil, com múltiplos interesses, idades e áreas de atuação. Mapeando personalidades ricas e sonhos ambiciosos num produto altamente inspiracional, a série prova que o espírito empreendedor não tem idade, não demanda um talento nato e pode transformar o mundo. Os episódios da série também ficarão disponíveis no site www.projetoempreender.org.br.

Exibição: quarta-feira, 16h30
Reprises: sábado, 16h
Duração: 30 min
Classificação: livre
——
MUNDO.DOC
29/1 – Quinta-feira
Os Negros na América Latina
Brasil

O último episódio da série investiga como o Brasil vai caminhando rumo ao seu legado como a maior economia de trabalho escravo do mundo. A série “Os Negros na América Latina” é apresentada pelo professor da Universidade de Harvard, Henry Louis Gates Jr., e resgata a história da população africana no Novo Mundo. A narrativa começa com a “descoberta” do continente americano, o transporte de milhões de homens e mulheres trazidos da África, e vai até os dias atuais.

Mundo.doc é uma faixa semanal de documentários de temas variados com duração de aproximadamente uma hora. As histórias remontam a eras passadas, regiões inóspitas, descobertas da ciência, movimentos artísticos, grandes personalidades e mudanças comportamentais. Mas todas contam um pouco da história da humanidade e celebram a diversidade.                                                                 

Exibição: quinta-feira, 22h
Reprise: Sexta-feira 13h30; sábado 4h30 e 17h; e domingo 20h
Duração: 60min
Classificação: livre 

——
QUE ABUSO É ESSE?
29/1 – Quinta-feira
O caminho da denúncia

Existe vida após a violência. Como e pra quem fazer a notificação? Entrar ou não com um processo legal? Após a notificação, quais são as possibilidades de encaminhamentos e atendimentos para a reconstrução da vida individual, familiar e social? O programa irá ressaltar os fluxos de atendimento público previstos no Plano Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual Infanto-juvenil. Especialistas convidados: Valéria Martirena, Cláudio Hortênsio Costa, Itamar Batista Gonçalves.

Que Abuso é Esse?  é uma série de oito episódios baseada em uma narrativa de ficção em que três personagens – feitos em bonecos marionetes – convivem e discutem sobre os principais temas relacionados ao abuso sexual. O programa também traz depoimentos de especialistas e apresentação de dados em cartelas a cada episódio, de forma a complementar o conteúdo. A narrativa foi desenvolvida a partir de uma parceria técnica com a organização não-governamental Childhood Brasil. ‘Que Abuso é Esse?’ é uma realização do Canal Futura com a Fundação Vale.

Exibição: quinta-feira, 21h15
Reprises: Domingo, 00h30 e 14h45
Duração: 10 min
Classificação: livre
——

ENTRE FRONTEIRAS – ÁFRICA
30/1 – Sexta-feira
A Rainha das Rosas

Todo ano, a cidade marroquina de Kelaat-M’Gouna festeja o florescimento das rosas, importante matéria-prima para a economia da região. O jornalista Luís Nachbin vai ao Festival das Rosas e conhece nômades que vivem em cavernas no deserto, mercadores de vários tipos e, principalmente, uma rainha jovem, bonita e sonhadora.

Entre Fronteiras” está na sua terceira temporada com 20 novas crônicas de viagem, narradas em tom intimista e gravadas em meio ao cotidiano da vida africana, por Luís Nachbin, que continua pela África atrás de histórias extraordinárias. A culinária da Etiópia, o cinema da Nigéria e a disputa pelo Saara Ocidental estão entre os temas desta temporada.

Exibição: sexta-feira, 19h30
Reprises: domingo, 19h30
Duração: 30 min
Classificação: 10 anos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *