Nat Geo exibe “Sábado Especial: Gigantes da Engenharia”

Quais são os segredos da engenharia por trás de grandes invenções e feitos? No sábado, dia 24, a partir das 23h15, o Nat Geo exibe o “Sábado Especial: Gigantes da Engenharia” com três programas sobre o assunto. Em um deles, o jornalista Richard Hammond revela as incríveis conexões da engenharia relacionadas ao ônibus espacial da NASA e em outro, ele revela a brilhante engenharia necessária para transportar uma das cargas mais potencialmente perigosas do mundo em algum dos maiores navios. O último programa exibido traz um especial sobre o maior helicóptero de carga do mundo.

Episódios:

Ônibus Espacial: Segredos da Nasa: Richard Hammond vai ao Centro Espacial Kennedy, na Flórida, a fim de descobrir por que o equipamento mais avançado tecnologicamente já projetado pelo homem não poderia existir sem o órgão de tubos, os trilhos de bondes, um equipamento antisonar da Segunda Guerra Mundial, a íris da câmera fotográfica e uma bala de canhão. Os principais motores do ônibus espacial produzem 37 milhões de hp para levá-lo a 650 quilômetros de altitude. Para demonstrar como a aeronave sobrevive às temperaturas de combustão do motor, que excedem 3.300º Celsius no lançamento, Richard utiliza seu próprio hidrogênio líquido criogênico (a 253º Celsius negativos) para resfriamento – uma ideia que ele, com êxito, pega emprestada para ferver água em uma chaleira feita de sorvete. Ele também mostra que o alumínio – tal como o encontrado no papel de alumí nio comum – é o segredo para o foguete de combustível sólido e que a maneira de fazer o foguete ir mais rápido é queimar o combustível rapidamente. Lançando dois foguetes idênticos, exceto pela velocidade que o combustível é queimado, ele demonstra como a NASA maximiza a propulsão do foguete durante o lançamento. Richard também aprende como um chuveiro bem posicionado – que no caso encharca a plataforma de lançamento com um milhão de litros de água em apenas 20 segundos – impede o ônibus espacial de se autodestruir durante o lançamento por causa do seu próprio nariz. A maneira como a lente de uma câmera fotográfica se fecha é o segredo para não perder no espaço uma carga útil de um milhão de dólares. Manter a órbita e os astronautas seguros e em forma para a próxima missão requer a aerodinâmica de uma bala de canhão – demonstrada em um túnel de vento hipersônico – e objetos especiais resistentes ao calor.

Super Tanques: Richard Hammond revela a brilhante engenharia necessária para transportar uma das cargas mais potencialmente perigosas do mundo em alguns dos maiores navios. Estas embarcações imensas, maiores do que o Titanic, transportam combustível suficiente para aquecer uma cidade do tamanho de Londres por uma semana – uma energia equivalente a 55 bombas de Hiroshima. A carga é resfriada a 162º Celsius negativos, quase o dobro da temperatura já registrada na Antártica – uma temperatura na qual o aço resistente enfraquece de forma catastrófica. A carga líquida poderia fazer os navios emborcarem por causa de sua agitação. Para propelir estes enormes navios de alta tecnologia, os engenheiros apelam para uma tecnologia de dois mil anos, mas que ainda tem uma grande serventia, conforme Richard descobre em uma demonstração explosiva. Transportar esta carga po tencialmente volátil de forma eficiente e com segurança requer soluções de engenharia inspiradas na cutelaria, no reabastecimento em vôo, em caminhões de bombeiros e em uma descoberta surpreendente feita por Charles Darwin, o pai da evolução, sobre a ligação entre o ponto de ebulição da água e a pressão atmosférica.

Helicóptero-Guindaste: Um especial sobre o maior e mais poderoso helicóptero de carga do mundo. O “Air-Crane heavy-lift helicopter”, um helicóptero guindaste que levanta grandes pesos, é realmente grande, extraordinário e não passa despercebido. Ele faz trabalhos de força bruta e peso pesado com precisão cirúrgica.

Engineering Connections 3 - Ep 3 - Space ShuttleIBMS: 031410

Engineering Connections 3 - Ep 3 - Space Shuttle IBMS: 031410

One Reply to “Nat Geo exibe “Sábado Especial: Gigantes da Engenharia””

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *