BEIRA-MAR é selecionado para o 65ª Berlinale – Festival Internacional de Cinema de Berlim (2015)

Luiz Guirra
Por Luiz Guirra 21 janeiro, 2015 13:21

Dirigido pelos gaúchos Filipe Matzembacher e Marcio Reolon, BEIRA-MAR foi selecionado para a sessão Forum da 65ª Berlinale – Festival Internacional de Cinema de Berlim (2015).

Esse é o primeiro longa-metragem dos diretores que tem um trabalho caracterizado pela pesquisa autoral focada em obras com abordagem de conflitos inerentes à juventude e à sexualidade.

Segundo os diretores: “Em nosso primeiro longa-metragem, decidimos escavar nossas memórias individuais e criar um processo de colagem de passados, encontrando um universo comum e honesto com nossos “eus” enquanto adolescentes. Seguindo em nossa pesquisa sobre juventude e sexualidade, agregamos o tom autobiográfico e naturalista a uma história que se passa em espaços pertencentes a nossas vidas.”

BEIRA-MAR-PROMO Photos-21JANEIRO2015

BEIRA-MAR-PROMO Photos-21JANEIRO2015-00

A obra é protagonizada pela dupla Mateus Almada e Maurício José Barcellos e se passa no litoral gaúcho durante o inverno. Sobre a escolha da locação, os diretores complementam: “Outro importante ponto para nós, enquanto realizadores, foi desenvolver uma narrativa que explorasse um lado do Brasil quase nunca abordado, distante do imaginário global sobre o país. Uma região fria, com pessoas mais apáticas e ambientes urbanos mais desertos. A revelação de um outro lado da diversidade nacional foi muito importante para nós.” 

Durante o inverno dois jovens viajam ao litoral gaúcho. Martin precisa visitar parentes distantes, em busca de um documento para seu pai. Tomaz aceita acompanhá-lo nessa jornada, aproveitando a oportunidade para se reaproximar do amigo. Os dois passam os dias imersos em um universo próprio, expostos à família que rejeita Martin e à estranha distância que surgiu entre ele e Tomaz. Alternando entre distrações corriqueiras, reflexões sobre suas vidas e sua amizade, os garotos se abrigam em uma casa de vidro, à beira de um mar frio e revolto. 

Os curtas-metragens de Filipe Matzembacher e Marcio Reolon já percorreram importantes festivais, como Festival de Cine en Guadalajara, Frameline, Uppsala ISFF, Festival de Cinema Luso Brasileiro de Santa Maria da Feira, Inside Out – Toronto LGBT IFF, Mostra de Tiradentes, Short Shorts, Mecal, dentre outros. Destaque para “Um Diálogo de Ballet”, que além de ter contado com exibições em cinco continentes, foi eleito pelo portal francês Format Court como o 4º melhor curta-metragem lançado em 2012.

No elenco do filme estão os atores Mateus Almada, Maurício José Barcelos, Elisa Brites, Francisco Gick, Fernando Hart, Danuta Zagueto, Maitê Felistofa e Irene Brietzki.

BEIRA-MAR será distribuído no Brasil pela Vitrine Filmes, ainda sem data de estreia.

Luiz Guirra
Por Luiz Guirra 21 janeiro, 2015 13:21


Escreva um comentário

Nenhum comentário

Ainda não há comentários!

Não existem comentários ainda, mas você pode ser o primeiro a comentar este post.

Escreva um comentário
Leia os comentários

Escreva um comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados*

Dora e a Cidade Perdida

Facebook

Reino Gelado e a terra dos espelhos