Cinema, música e atrações para o público infantil na programação de fim de ano do Futura

Luiz Guirra
Por Luiz Guirra 19 dezembro, 2014 10:44

A poucos dias do Natal, no dia 22, o Futura abre sua programação de fim de ano com uma atração dedicada aos pequenos: em episódios de 30 minutos cada, a sitcom “Experimentos Extraordinários” mostra como se faz uma série de televisão. O espectador acompanhará o trabalho do diretor Iberê Thenório e de sua jovem equipe – os adolescentes Camila, Guido, Laura e Frederico – fazendo de tudo para colocar no ar o seu programa sobre experimentos científicos – elaboração do roteiro e montagem do estúdio, dentre outras tarefas. Produzida em parceria com a Turner International do Brasil, a série busca, de forma bem-humorada, incentivar a criatividade e estimular as crianças a vivenciar suas próprias descobertas. Exibição de segunda a sexta-feira, 10h. Reprises às 19h.

Canal Futura-Programação NATAL2014-01 Canal Futura-Programação NATAL2014-02

Na faixa “Cine especial”, dois destaques serão exibidos na noite de Natal e outros dois na véspera do Ano Novo. No dia 24 (quarta-feira), às 21h, o documentário O homem que engarrafava nuvens”, de Lírio Ferreira, homenageia Humberto Teixeira acompanhando a trajetória de sua filha, Denise Dummont, na busca por aprender mais sobre seu pai. Teixeira atuou como advogado na luta pela proteção dos direitos autorais no Brasil, além de se dedicar à divulgação da musica brasileira pelo mundo. Ao longo de 105 minutos, o filme resgata o baião na voz de estrelas do nosso país.

Em seguida, às 22h45, também do dia 24, uma produção do Futura em parceria com a Casa de Cinema de Porto Alegre mostra outra história de pai e filho. Com duração de 15 minutos, o curta-metragem ficcional “Meu pai”, dirigido por Ana Luiza Azevedo, apresenta Álvaro. O menino de 12 anos, filho único de pais separados, está cheio de dúvidas e inquietações por conta das mudanças pelas quais está passando. Em meio às transformações, Álvaro busca se aproximar de seu pai.

Para embalar a noite do dia 31, uma retrospectiva da obra do cantor e compositor Chico Buarque no especial “Meu caro amigo” será exibida às 20h30. Com 110 minutos de duração, o filme mostra a paixão declarada por Chico pela cidade do Rio de Janeiro. Alternando-se no vídeo, amigos, parceiros e canções dão o tom descontraído e intimista do documentário. Tom Jobim, Miúcha, Elis Regina, Edu Lobo, Toquinho, Gal Costa, Djavan, Dorival Caymmi, Francis Hime, Daniela Mercury e um time de músicos aparecem ao lado de Chico nesse registro emocionante para os admiradores da música brasileira.

Perto da hora da virada, às 22h30, “Palavra (en)cantada”, de Helena Solberg, propõe uma viagem ao contar a história do cancioneiro popular no Brasil. Nos 85 minutos de duração da atração, a tela do Futura se transformará em um palco para improvisos que vão da poesia provençal ao rap dos dias de hoje. Falando de carnaval, bossa nova e tropicalismo, o longa-metragem traça um panorama da música brasileira por meio de depoimentos, imagens surpreendentes e, como não podia deixar de ter, performances musicais. 

EXPERIMENTOS EXTRAORDINÁRIOS

Segunda a sexta-feira, 10h
Reprises: segunda a sexta-feira, 19h
Classificação indicativa: livre

CINE ESPECIAL 

O HOMEM QUE ENGARRAFAVA NUVENS

Exibição: quarta-feira, 24/12, 21h
Reprise: quinta-feira, 25/12, 10h30
Classificação indicativa: livre

MEU PAI

Exibição: quarta-feira, 24/12, 22h45
Reprise: quinta-feira, 25/12, 12h15
Classificação indicativa: livre

MEU CARO AMIGO

Exibição: quarta-feira, 31/12, 20h30
Classificação indicativa: livre

PALAVRA (EN)CANTADA

Exibição: quarta-feira, 31/12, 22h30
Classificação indicativa: livre

Luiz Guirra
Por Luiz Guirra 19 dezembro, 2014 10:44


Escreva um comentário

Nenhum comentário

Ainda não há comentários!

Não existem comentários ainda, mas você pode ser o primeiro a comentar este post.

Escreva um comentário
Leia os comentários

Escreva um comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados*

MIB: Homens de Preto

Facebook

Kardec