Saudade de Cuba desembarca em Copacabana em dezembro

Cubanía é o que os cubanos levam dentro de si, quando saem da pequena ilha. Cubanía é o rum, o tabaco, a música. Cubanía é a saudade que os cubanos que deixam Cuba têm. E, em dezembro, Cubanía será, também, a exposição que o artista plástico Jorge Mayet apresentará na Galeria Inox, com uma obra que está sendo produzida especialmente para a mostra.

A grande instalação, explica Jorge, será como uma explosão. Mas não uma explosão negativa. E, sim, como uma explosão que faz com que as coisas se espalhem, chegando a outros pontos. Assim como Cuba. “É uma explosão como algo que se expande a toda parte, uma explosão de uma ilha pequena”, comenta Jorge, fazendo referência a seu país.

Além dessa obra, outra escultura estará exposta na Galeria Inox. Uma casa que levita, se destrói, se reconstrói. Uma casa que representa a arquitetura típica de Cuba, que quem não tinha dinheiro para construir, a fazia. Os cubanos, em geral, quando representam a paisagem de Cuba, incluem a casa na obra. E isso sempre intrigou Jorge – e o irritou. Foi preciso sair do país para compreender a importância de um objeto tão marcante. A casa, assim como as árvores – principalmente o flamboyant e a ceiba, esta última o artista leva tatuado no braço –, são as raízes dele e estão sempre na obra deste artista plástico, que há 22 anos deixou Cuba.

Em novembro, durante a Feira de Abu Dhabi, dois trabalhos foram comprados pela Salama bint Hamdan Al Nahyan Foundation, uma das mais importantes coleções do Oriente Médio. Atualmente, ele está com uma exposição em Palma de Mallorca, na Espanha. Em dezembro, paralelamente à mostra na Galería Inox, o cubano estará expondo em Hong Kong.

SERVIÇO
Cubanía
Obras de Jorge Mayet
Data: 11 de dezembro de 2014 a 31 de janeiro de 2015
Horário: Segunda à sexta das 10 às 20h | sábado das 11 às 19h
Galeria INOX
Endereço: Av. Atlântica 4240, subsolo 101 – Rio de Janeiro

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *