Sesc Verão 2015 promove o esporte para todas as idades

O Sesc São Paulo deu início aos preparativos para a próxima edição do Sesc Verão, ação que completa 20 anos em 2015 e terá, aproximadamente, 2 mil atividades físico-esportivas em toda a sua rede de unidades no Estado de São Paulo. Durante os meses de janeiro e fevereiro o público pode encontrar diversas práticas e modalidades esportivas, exercitar aquelas com as quais se identifica ou conhecer novas atividades.

A programação do Sesc Verão 2015 no Sesc Taubaté contemplará atividades como Pedalada Noturna; Práticas Corporais, como Yoga e Tai Chi Chuan; aulas abertas; apresentações, vivências e clínicas esportivas de modalidades como Rope Skipping, Futebol Society (com equipe de másters formada por ex-jogadores dos quatro grandes clubes do futebol paulista), Voleibol Masculino, Pólo Aquátic, Blackminton (Badminton no escuro), Speed Badminton (Speedminton), Stand Up Paddle, Marcha Atlética, Corrida Noturna, Escalada na piscina, Surfe na Piscina, Workshop de Ginástica Rítmica, entre outras atividades.

A intenção do Sesc Verão 2015 é difundir a importância de uma vida ativa, por meio da oferta de atividades esportivas, torneios e campeonatos, aulas abertas, clínicas e bate papos com atletas. De acordo com o Diretor Regional do Sesc SP, Danilo Santos de Miranda, desde o começo, há 20 anos, o Sesc Verão tem o Esporte presente em sua temática e programação: “O Sesc tem buscado estimular, ao longo desses 20 anos de Sesc Verão, difundir a prática inclusiva e prazerosa do Esporte e da Atividade Física. E esta ação está presente o ano todo nas atividades oferecidas pela Instituição, que promove cursos físico-esportivos para todas as idades”.

Desde 2012 o Sesc Verão vem dando destaque ao tema Esporte para Todos, ou “Esporte de Participação”, que significa toda prática lúdica e prazerosa do esporte. Esse é o esporte difundido pelo Sesc. Um esporte possível para toda e qualquer pessoa. Assim, o projeto tem apontado questões como a motivação e importância da identificação com a prática para uma mudança permanente de comportamento, a possibilidade de qualquer espaço poder se tornar um local de prática esportiva, e a importância de colocarmos “na agenda” o tempo para a prática da atividade física e esporte, tornando-o um compromisso consigo mesmo.

Para a edição de 2015, o Sesc Verão vai reforçar o envolvimento de todas as faixas etárias com o esporte, provocando, em especial, os adultos, para que comecem ou continuem a praticar atividades físicas. Com o tema Esporte tem idade: todaso projeto visa mostrar que o esporte não é somente uma exclusividade de determinado segmento etário, como crianças e jovens por exemplo. A proposta é reforçar a importância do esporte em todas as idades, pois é capaz de propiciar a melhoria da qualidade de vida do praticante, mantendo-o ativo e saudável por toda a vida.

Segundo Maria Luiza Souza Dias, Gerente de Desenvolvimento Físico-esportivo do Sesc: “O principal objetivo do Sesc Verão é proporcionar às pessoas de todas as idades diversas experimentações e práticas esportivas, facilitando assim a adesão e a permanência dessas pessoas na prática ao longo da vida”. O Sesc Verão é uma ação integrante da Campanha MOVE Brasil, que pretende aumentar o número de brasileiros praticantes de esportes e atividades físicas até o ano de 2016. O MOVE Brasil teve início em 2012 por meio de parcerias entre instituições que se tornaram Movedores, incentivando e disseminando a campanha.

Pesquisas detectam alto nível de sedentarismo no país
A importância da mensagem levada pelo Sesc Verão 2015 é fundamental. Alguns estudos relatam o afastamento do público no esporte, enquanto prática de lazer. Uma destas pesquisas realizada pelo Instituto IPSOS aponta que 72% dos brasileiros são sedentários.  Em relação à questão etária, a pesquisa aponta que os maiores de 35 anos são os que menos praticam esportes, enquanto 42% dos jovens de 16 a 24 anos praticam alguma atividade física pelo menos uma vez no mês. O Instituto Ipsos ouviu, entre os dias 17 e 29 de agosto de 2013, mil pessoas de 70 cidades brasileiras. Esta pesquisa foi encomendada pelo Sesc ao Instituto Ipsos para nortear as ações da Campanha Move Brasil.

Ainda no prelo, outra pesquisa, realizada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em parceria com a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Metodista de Piracicaba, financiada pela Rede Cedes do Ministério do Esporte, apresenta os hábitos de lazer do Brasileiro e aponta que apenas 20% das mulheres entrevistadas praticam atividades físico-esportivas no lazer, enquanto 64% dos homens se dedicam a alguma prática, sobretudo nos finais de semana. A pesquisa foi realizada com brasileiros maiores de 7 anos, por meio de um questionário que buscava identificar o que as pessoas fazem no seu lazer, aquilo que elas gostariam de fazer e porque não fazem o que gostariam. Foram coletados 2400 questionários, nas cinco regiões do Brasil, considerando em cada estado cotas de sexo, idade, nível de escolaridade e renda familiar, de acordo com dados do IBGE no Censo 2010.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *