CINEMATECA ao ar livre exibe CASSY JONES, O MAGNÍFICO SEDUTOR e É SIMONAL

A Cinemateca encerra 2014 com a exibição de filmes brasileiros ao ar livre. A programação especial tem início com um dos mestres do cinema brasileiro, Humberto Mauro, e seus clássicos A velha a fiar, curta-metragem de 1964 baseado na canção popular homônima (interpretada, no filme, pelo Trio Irakitan) e Ganga bruta. Produzido pela Cinédia de Adhemar Gonzaga, o filme de 1933 é carregado de inovações técnicas e narrativas que marcaram a história do nosso cinema.

Sangue corsário, um dos mais belos curtas-metragens de Carlos Reichenbach, é um passeio pela cidade de São Paulo conduzido pelo poeta Orlando Parolini, amigo do cineasta. A cidade continua presente em São Paulo – sinfonia e cacofonia, dirigido por Jean-Claude Bernardet. Neste filme raro, um dos grandes teóricos do cinema brasileiro se detém no imaginário cinematográfico de São Paulo, à partir de fragmentos célebres de filmes rodados na cidade, num ensaio onde encontramos o crítico, o cinéfilo e o cineasta.

Cinemateca Brasileira-Cassy Jones-E Simonal-01 Cassy Jones: o magnífico sedutor

Zézero, de Ozualdo Candeias, é um cruel retrato das metrópoles na década de 1970, apresentando o desiludido ponto de vista de um operário. Os doces bárbaros, de Jom Tob Azulay, é o registro da turnê do grupo homônimo que Caetano Veloso, Gal Costa, Gilberto Gil e Maria Bethânia criaram para celebrar os dez anos de suas carreiras.

Acompanhamos os ensaios, a rotina e as apresentação do repertório do álbum duplo lançado em 1977, neste que é um dos principais filmes-concerto do cinema brasileiro.

Roberto Carlos a 300 km por hora, de Roberto Farias, é o terceiro dos três filmes que o cantor realizou em parceria com o cineasta, uma aventura cômico musical com troca de identidades, corridas de carro e clássicos de Roberto e Erasmo na trilha. O filme será apresentado em uma cópia do acervo de preservação da Cinemateca, raramente exibida. Cassy Jones, o magnífico sedutor, de Luiz Sérgio Person, é uma comédia de muitas cores estrelada por Paulo José, na única incursão do cineasta no gênero.

Por fim, outra curiosa comédia: É Simonal, de Domingos Oliveira, um musical embalado pelo sucesso do cantor Wilson Simonal nos anos 1970 e fotografado por Dib Lutfi, grande parceiro do cineasta.

Todos os filmes serão exibidos em cópias 35mm do acervo da Cinemateca Brasileira.

20/12 sábado

ÁREA EXTERNA
20h CASSY JONES, O MAGNÍFICO SEDUTOR

21/12 domingo

ÁREA EXTERNA
20h É SIMONAL

FICHAS TÉCNICAS E SINOPSES

Cassy Jones, o magnífico sedutor, de Luiz Sérgio Person – 1972, 35mm, cor, 100’
Elenco: Paulo José, Sandra Brea, Sônia Clara, Ilva Niño

Cassy Jones, louco, sensual, paquerador, destruidor de lares, astro que vive dos aplausos da multidão, aos poucos vai percebendo que suas amantes lhe perturbam demais. Grudam nele e o perseguem sem descanso. Pesadelos e ameaças rondam o sedutor, que entra em crise. Grande interpretação de Paulo José no papel principal.

não indicado para menores de 14 anos

É Simonal, de Domingos Oliveira – Rio de Janeiro, 1970, 35mm, cor, 95’
Elenco: Wilson Simonal, Irene Stefânia, Irma Alvarez, Oduvaldo Viana Filho

Fã do cantor Simonal viaja para o Rio de Janeiro esperando encontrar seu ídolo. Passando-se por jornalista, consegue se aproximar dele durante um ensaio. Curiosa comédia musical embalada pelo sucesso de Wilson Simonal nos anos 1970. Reúne imagens antológicas do artista em shows na boate Sucata e no Maracanãzinho, onde se apresentou para 35 mil pessoas. Participações especiais de Jorge Dória, Maria Gladys, Marília Pêra e Ziembinsky.

Livre

SERVIÇO
Evento: CINEMATECA AO AR LIVRE
Data: 20 e 21 de Dezembro de 2014 – sábado e domingo | Horário: consultar acima
Local: Largo Senador Raul Cardoso, 207 – próximo ao Metrô Vila Mariana
Endereço: Av. Afonso Pena, 1.537
Classificação etária: 12 anos
150 cadeiras
Tragam suas almofadas, cadeiras dobráveis, cadeira de praia, canga, cobertor, esteira e se acomodem à vontade.
Ingressos: ENTRADA FRANCA
Informações para o público: (11) 3512-6111 (ramal 215)
*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *