Galeria Scenarium recebe mostra internacional de arte contemporânea

O Rio de Janeiro se firma cada vez mais no cenário cultural internacional, recebendo anualmente obras de artistas renomados e exposições de peso, como Salvador Dalí e Yayoi Kusama. Nas últimas semanas de 2014, desembarca também na capital a segunda edição da Bienal Europeia e Latino Americana de Arte Contemporânea (BELA Bienal). A mostra estará em cartaz a partir do dia 10 de dezembro, no primeiro andar da Galeria Scenarium, localizada no Centro do Rio Antigo.

Organizada pela AVA Galeria, de Helsinque, na Finlândia, pelo Instituto Cultural Nórdico Brasil Finlândia (ICNBF) e pela L. Bumachar Consultoria Empresarial, a mostra apresenta uma série de telas e instalações em diversos estilos artísticos da contemporaneidade, promovendo um diálogo cultural entre a Europa e a América Latina.

A BELA Bienal conta com a participação de 90 artistas, representantes dos seguintes países: Finlândia, Suécia, Noruega, Dinamarca, Alemanha, França, Brasil e Argentina. Serão apresentados trabalhos de brasileiros, como Daniel Azulay, Vanessa Gerbelli e Ivald Granato, além dos estrangeiros Antti Raitala, Bernille Stougaard, Jussi Goman, Maria Märkälä, Martin Berge e Anssi Törrönen. Uma das instalações de destaque, chamada “Altar”, foi criada pela finlandesa Antti Raitala. De acordo com a artista, a obra é uma metáfora sobre a natureza e o trabalho humano.

A curadoria é assinada pelo carioca Edson Cardoso, proprietário da AVA Galleria em Helsinque, na Finlândia. Com uma proposta democrática, a exposição pretende mostrar ao público o resultado do olhar diferenciado e inovador de cada artista. Segundo Edson, a ideia é viabilizar a abertura de uma discussão e um diálogo sobre o que cada expositor apresenta, dentro deste cenário da arte contemporânea, onde as culturas estão distantes geograficamente, mas próximas, do ponto de vista criativo.

“Ao unirmos artistas da Europa e da América Latina, nosso objetivo é permitir um diálogo entre culturas distintas, mas juntas pela arte, atividade que proporciona uma união sem fronteiras. A mostra propõe, acima de tudo, uma atitude de inquietação e ousadia em relação à criatividade, de forma que o público perceba, na obra de cada artista, a influência do meio em que vivem e trabalham e como essa interferência ultrapassa a capacidade criativa individual”, afirma Edson.

O curador também realiza exposições com artistas brasileiros e nórdicos em cidades como Tóquio, Osaka, Paris, Londres, Lisboa, Berlim e Nova Iorque. O conjunto de trabalhos selecionados busca a exibição de um panorama representativo das principais tendências da arte contemporânea, praticadas atualmente pelos países participantes.

A mostra foi desenvolvida para acontecer de forma alternada na Europa e na América Latina.  Em 2012, o evento foi realizado na Galeria do Palácio, na cidade do Porto, em Portugal, alcançando um grande público local.

Além da bienal, será realizado um workshop com crianças do projeto Arte Vida Arte: no dia de 13 de dezembro, na Galeria Scenarium. A iniciativa é coordenada pelo Instituto Cultural Nórdico Brasil Finlândia no Rio de Janeiro, do qual Edson é diretor cultural. Os eventos serão ministrados pelos artistas Glória Chan, Carmen Thompson, Rodrigo Pedrosa e Ney de Souza Azevedo, assistente do projeto na Cidade de Deus.

SERVIÇO
BELA Bienal 2014
Data: de 10 de dezembro de 2014 a 15 de fevereiro de 2015
Horário: De terça a sábado, das 13h às 19h
Local: Galeria Scenarium (térreo)
Endereço: Rua do Lavradio, nº 15, Centro Antigo, Rio de Janeiro
Informações: (21) 2252-9138
www.galeriascenarium.com.br
Entrada Franca

Workshop – BELA Bienal 2014
Data: 13 de dezembro
Horário: 15h
Endereço: Rua do Lavradio, nº 15, Centro Antigo, Rio de Janeiro
Informações: (21) 2252-9138
www.galeriascenarium.com.br

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *