Núcleo Valores de Minas, do PlugMinas, estreia espetáculo criado pelos jovens

O circo como metáfora de fronteiras humanas e sociais. Esse é o tema da apresentação final dos alunos do Núcleo Valores de Minas, do PlugMinas – Centro de Formação e Experimentação Digital. A peça ganhou o nome de “Zanzar” e será apresentada entre os dias 3 a 7 de dezembro no PlugMinas. No dia 12 de dezembro acontecem duas sessões da peça no Palácio das Artes, em comemoração aos 10 anos do programa Valores de Minas, em uma correalização com a Fundação Clóvis Salgado. “Zanzar” reúne 500 alunos da rede pública de ensino e mescla teatro, dança, artes visuais, circo e música. A entrada é franca e os ingressos serão distribuídos duas horas antes de cada apresentação. No PlugMinas, essa distribuição acontece na portaria do projeto. Já no Palácio das Artes, a entrega será na bilheteria.

O foco de “Zanzar” está numa família circense, que por meio da reprodução de padrões sociais opressivos – tanto no âmbito privado quanto na construção de seus espetáculos – revela aspectos da construção social da mulher na sociedade atual. Paralelo a isso, há para essa família a ameaça constante de ter que deixar seu território.

Para a presidente da Fundação Clóvis Salgado, Fernanda Machado, é muito gratificante essa parceria com o Valores de Minas, pois estimula os alunos a participarem de todas as etapas do processo de criação de um espetáculo, o que muito contribui para promover a autonomia do estudante, além de instigar sua capacidade criativa. “Acredito que, dessa forma, eles absorvem, associam, analisam e discutem os mais diversos conteúdos artísticos, numa troca real com professores, artistas e outros estudantes”, ressalta.

O processo dos jovens integrantes do Núcleo Valores de Minas iniciou-se com a pesquisa do tema “fronteiras”, tanto as físicas quanto as simbólicas. A partir disso, foram desenvolvidas aulas e mostras onde os alunos puderam explorar a temática. Através do material proposto pelos estudantes ao longo do período de um ano de aprendizagem e experimentos, surgiu o interesse em abordar também as fronteiras humanas, principalmente as questões que tangem o universo feminino, como os altos índices de violência sexual e a construção social da mulher.

“Criamos uma metáfora bem sutil e leve, mas que nos possibilita abordar dois temas: a opressão e a construção social da mulher. Os jovens tiveram total autonomia para criar e compartilhar com os colegas suas ideais e vivências e a partir desse processo colaborativo surgiu ‘Zanzar”’, diz Juliana Pautilla, coordenadora de Teatro do Núcleo Valores de Minas e diretora da peça em conjunto com Cyntia Reyder, coordenadora de Dança, e a diretora convidada Samira Ávila. Ela complementa ainda sobre as relações sugeridas pelo espetáculo, “acho que a relação do que está sendo dito na peça com a realidade desses jovens é que eles, assim como os personagens que interpretam, saem do projeto com vontade de avançar e olhar as coisas de maneira diferente. E é isso que vemos: um novo olhar! E a arte tem o papel de despertar essa capacidade em quem a vivencia!”, finaliza.

Os alunos do Valores de Minas participam de todo processo de criação da peça, que abarca a confecção de adereços, trilha sonora e também a criação de figurinos sob a orientação dos figurinistas Jonnatha Horta Fortes e Morgana Marla.

“Estamos levando para o palco exatamente a vivência que os jovens tiveram no programa. Ao final do espetáculo, temos uma reinvenção do circo atrelada a um processo de autodescoberta dos alunos, que descobrem, ainda, novas formas de contribuir com o espaço onde estão inseridos”, finaliza a coordenadora e diretora Cyntia Reyder.

O Programa Valores de Minas foi criado pelo Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas) no ano de 2005, em parceria com o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura. Desde 2009, o programa integra o conjunto de núcleos que compõem o PlugMinas. O Servas atua como mantenedor do Valores de Minas.

APRESENTAÇÕES

“Zanzar”

Temporada PlugMinas
Data: 3 de dezembro, quarta-feira
Horário: 20h

Data: 4 de dezembro, quinta-feira
Horário: 20h

Data: 5 de dezembro, sexta-feira
Horário: 20h

Data: 6 de dezembro, sábado
Horário: 17h e 20h

Data: 7 de dezembro, domingo
Horário: 17h

Temporada Palácio das Artes
Data: 12 de dezembro, sexta-feira
Horário: 16h e 20h

SERVIÇO
Núcleo valores de minas, do PlugMinas, estreia espetáculo criado pelos jovens
PlugMinas – Centro de Formação e Experimentação Digital
Endereço: Rua Santo Agostinho, 1441 – Bairro Horto
Contato: (31) 3484 1015
www.plugminas.mg.gov.br

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *