Caixa Cultural São Paulo abre a mostra “São Paulo: Dentro e Fora”

A Caixa Cultural São Paulo abre no sábado, 06 de dezembro, a mostra “São Paulo: Dentro e Fora”, do fotógrafo Paulo Pampolin. Com curadoria e conceituação de Lúcia Camargo e Lucila Mantovani, a exposição convida o público a refletir sobre a questão de moradia na cidade de São Paulo e revela, através de 30 imagens e instalações, diferentes sentidos de lar para o paulistano. As fotografias foram feitas ao longo de duas décadas, nas quais Paulo Pampolin trabalhou ora como autor, ora como foto-jornalista encarregado de conseguir cenas para o jornal do dia seguinte.

“Onde você se situa nesse emaranhado de concreto e luzes?”, pergunta Lúcia Camargo em texto de apresentação. São Paulo é a metrópole de maior déficit habitacional do Brasil. A crise da moradia diretamente se relaciona com a crise de mobilidade urbana, com a violência, evidenciando as desigualdades sociais e esbarrando em diversas esferas da vida cotidiana do paulistano. O espaço que cada cidadão paulistano escolhe para viver lhe impõe o tipo de relação com o entorno, com os espaços coletivos, com as possibilidades de locomoção, com as raras áreas verdes disponíveis na cidade, o exercício da cidadania, entre muitas outras questões.

As instalações interativas também são traços importantes da exposição. A primeira, logo no hall central, utiliza monóculo e convida o público a  se deslocar para realidades distintas. A segunda trata-se de uma parede a ser ocupada pelo visitante, que tem como intervenção inicial polaroides feitas por adolescentes que moram no Cine Marrocos, uma das maiores habitações Ocupa de São Paulo com vinculação ao MSTS. Esta atividade surgiu de uma parceria com o fotógrafo Luciano Spinelli.

A linguagem utilizada pelo projeto é simples e acessível e as imagens são de grande valor estético, jornalístico e conceitual. Além de abordar o tema preocupante da moradia em São Paulo, a exposição ainda trabalha conceitos relacionados como: Diretos Humanos, Cidadania e Contemporaneidade, discutindo limiares entre a fotografia artística e a documental.

“São Paulo: Dentro e Fora” fica em cartaz até 1º de março de 2015. O projeto inclui intervenção e oficina “Ocupa São”, ministradas nos dias 5 e 7 de dezembro, respectivamente; visita guiada com o fotógrafo no dia do aniversário da cidade (25 de janeiro) e a mesa-redonda As fronteiras entre a fotografia documental e a fotografia artística, em 28 de fevereiro. A entrada é gratuita, conta com o patrocínio da Caixa Econômica Federal e apoio da Mostra São Paulo de Fotografia.

SERVIÇO
Exposição: “São Paulo Dentro e Fora”
Abertura para convidados: dia 06 de dezembro (sábado), das 11 às 14 horas
Visitação: de 06 de dezembro de 2014 a 28 de fevereiro de 2015
Horário: de terça-feira a domingo, das 9 às 19 horas

Intervenção “Ocupa São”
Data: 05 de dezembro de 2014 (sexta-feira)
Horário: das 16h às 18h
Público alvo: grupo fechado para adolescentes que habitam o Cine Marrocos
Facilitação: Luciano Spinelli

Oficina “Ocupa São”
Data: 07 de dezembro de 2014 (domingo)
Horário: das 16h às 17h
Vagas: 10
Inscrições: (11) 3321-4400

Visita Guiada
Data: 25 de janeiro de 2015 (domingo) – Aniversário de São Paulo
Horário: das 16h às 17h
Participação: Paulo Pampolin, Paulo Garcez, Lucia Camargo e Lucila Mantovani

Mesa-redonda “As fronteiras entre a fotografia documental e a fotografia artística”
Data: 28 de fevereiro de 2015 (sábado)
Horário: das 16h às 18h
Participação: Ronaldo Entler e Monica Maia (Mostra SP de Fotografia), Lucila Mantovani, Paulo Pampolin, Lúcia Camargo e Paulo Garcez.
Vagas: até 40 pessoas (não há necessidade de inscrição)

Local: CAIXA Cultural São Paulo
Endereço: Praça da Sé, 111 – Centro – São Paulo (SP)
Entrada: franca
Classificação indicativa: livre
Telefone: (11) 3321 4400
Acesso para pessoas com deficiência
Patrocínio Caixa Econômica Federal


*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *