Galeria Lume abre a exposição coletiva Blow Up!

A Galeria Lume inaugura seu novo espaço no Jardim Europa e abre a exposição coletiva Blow Up!, com obras de todos os artistas por ela representados. Sob curadoria de Paulo Kassab Jr., aproximadamente 40 trabalhos, entre fotografias, esculturas objetos e pinturas, compõem a mostra, que propõe uma nova forma de pensar e analisar a arte, alheia a preconceitos ou amarras pré-estabelecidas.

O significado da obra de arte não está apenas no olhar. Toda acepção nasce em nós mesmos, escravos dos limites de nossos universos culturais e de nossas afinidades. “A fotografia, a tela ou a escultura vivem enquanto apreciadas; antes disso são vazios à espera da contemplação.”, comenta o curador da exposição. Em um momento especial para a Galeria Lume – a inauguração de seu novo espaço -, Blow Up! desafia o espectador a decifrar as obras de uma maneira particular, pessoal. Na ocasião, um recorte do portfólio da galeria perfaz a mostra coletiva: diferentes séries, conceitos, olhares e materiais se misturam para instigar distintas formas de pensar. Entre alguns dos trabalhos expostos, temos a série Flying Houses, do fotógrafo francês Laurent ChéhèreLadies Room Around the World, da norte-americana Maxi CohenThe Non Conformists e The Last Resort, do britânico Martin Parr; entre os brasileiros, Priva-Cidade, Publi-Cité, de Rodrigo KassabSão Paulo Verticais, de Paulo D’Alessandro,Corpo Vago, de Gal Oppido; a pintura realista Cantareira, de Kilian Glasner; além de pinturas de Paulo von Poser e esculturas de Florian Raiss.

Fundada em 2011, a Galeria Lume cresceu; os limites de sua antiga sede já não comportavam mais seu vasto portfólio. Com novos artistas, começou a explorar novas mídias, para as quais o espaço físico é primordial. “Além disso, há muito tempo queríamos ter a galeria com acesso mais fácil, e agora chegou o momento.”, comenta Felipe Hegg. Com uma localização privilegiada, a Lume dá um passo adiante e se estabelece como uma referência no mercado. A nova galeria abrigará não apenas exposições como também debates, saraus, cursos livres e, em breve, uma residência artística.

Em meio a tamanha diversidade, alguns talvez enxerguem o conjunto de obras dispostas em Blow Up! como belas paisagens, imagens históricas, esculturas e telas tecnicamente perfeitas, seguindo a exatidão de olhos apegados à realidade. Já os afeitos à imagem poética, à imaginação, “verão cheiro de infância em casas que flutuam, ouvirão contos através de indiscretas janelas e questionarão cobras que transformam-se em rios, criando nostalgias de um tempo vivido na memória.”, conclui Paulo Kassab Jr.

SERVIÇO
Blow Up!
Curadoria: Paulo Kassab Jr.
Coordenação: Felipe Hegg e Victoria Zuffo
Abertura: 27 de novembro de 2014, quinta-feira, às 19h
Período: De 28 de outubro de 2014 a 17 de fevereiro de 2015
Local: Galeria LUME – www.galerialume.com
Endereço: Rua Gumercindo Saraiva, 54 – Jd. Europa – São Paulo, SP
Tel.: (11) 3168-0351
Horário: Segunda a sexta-feira, das 10h às 19h. Sábado, das 11h às 17h

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *