Instituto Moreira Salles promove Hora de Clarice

Rafael Guirra
Por Rafael Guirra 2 dezembro, 2014 10:03

No dia 10 de dezembro, o Instituto Moreira Salles promove Hora de Clarice, evento que registra o aniversário de Clarice Lispector (1920-1977). Na sua quarta edição, Hora de Clarice já integra o calendário cultural brasileiro.

Para celebrar a data neste ano, o IMS-RJ realizará uma mesa-redonda, às 20h, sobre A paixão segundo G.H., romance que completa 50 anos de sua edição, com a presença de três grandes especialistas na obra clariceana: Yudith Rosenbaum e Nádia Battella Gotlib, professoras da Universidade de São Paulo, e Roberto Côrrea dos Santos, professor da Uerj. Antes da mesa-redonda, a atriz Mariana Lima fará uma breve leitura de trechos do livro.

Outro destaque da programação é o vídeo-depoimento com Paulo Gurgel Valente, filho de Clarice, produzido especialmente pelo IMS, que passa a ser exibido a partir do dia 3 de dezembro no site dedicado à autora (www.claricelispectorims.com.br).

Os centros culturais de São Paulo e Poços de Caldas terão uma programação especial para crianças. A oficina “Imagens para ler” pretende incentivar o gosto pela leitura e explorar de forma lúdica a obra de Clarice Lispector a partir da confecção de um livro-imagem com silhuetas dos personagens de A vida íntima de Laura, de 1974.

Além da programação especial, o IMS criou, em 2012, o site www.claricelispectorims.com.br. O objetivo foi proporcionar um ambiente de pesquisa mais completo, rigoroso quanto ao mapeamento de informações, que serve não apenas para estudantes do nível médio, mas também para graduandos, pós-graduandos e admiradores da obra de Clarice. “Há, sobre a escritora, muitas informações dispersas, por exemplo, quanto às bibliografias, às traduções. No site, conseguimos reunir praticamente tudo”, explica o organizador Eucanaã Ferraz.

Na página, pode ser encontrada, por exemplo, uma listagem bibliográfica com todos os livros sobre Clarice publicados até 2012. Cada obra da autora é comentada por um especialista convidado, como Martha Alkmin e Rosa Gens, professoras da UFRJ, e Clarisse Fukelman, da PUC-Rio. O site apresenta também comparações de traduções em diferentes línguas de um mesmo trecho de um determinado livro, além de publicar uma cronologia ilustrada de vida e obra de Clarice feita por Nádia Battella Gotlib, professora de literatura brasileira e estudos comparados de literaturas de língua portuguesa da USP. Gotlib é também autora de uma apresentação em áudio com comentários de fotos de família de Clarice.

Rafael Guirra
Por Rafael Guirra 2 dezembro, 2014 10:03


Escreva um comentário

Nenhum comentário

Ainda não há comentários!

Não existem comentários ainda, mas você pode ser o primeiro a comentar este post.

Escreva um comentário
Leia os comentários

Escreva um comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados*

Brincando com Fogo

Facebook

Reino Gelado e a terra dos espelhos