Secretaria de Cultura promove exposição nos Pilares do Minhocão

Rafael Guirra
Por Rafael Guirra 28 novembro, 2014 15:08

Secretaria de Cultura promove exposição nos Pilares do Minhocão

Para comemorar o Mês da Consciência Negra e contribuir com o cenário sempre proeminente e renovador da arte urbana na cidade, a Secretaria Municipal de Cultura inaugura, no dia 28 de novembro, a exposição “Máscaras Afro-Brasileiras”, que integra o Projeto Omô Lodjô, cujas criações são assinadas pelo artista Renato da Silveira. Nesta mostra a céu aberto, o Elevado Costa e Silva, mais conhecido como Minhocão, receberá em 20 de seus pilares, a partir da Rua General Jardim até o Largo do Arouche, colagens de imagens gráficas inspiradas no universo africano.

Renato da Silveira é artista, pesquisador e escritor baiano, doutor em Antropologia pela École des Hautes Études en Sciences Sociales (Escola de Estudos Avançados em Ciências Sociais), de Paris. Sua primeira aproximação com o tema das máscaras africanas aconteceu em 1967, ano em que visitou a Bienal Internacional de Arte. Por ocasião de estar no Parque Ibirapuera, visitou também, em uma das salas do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC/USP), uma exposição com máscaras africanas, que, segundo ele, “reorientou bruscamente a intenção estética e meus valores visuais, alterando o próprio modo de lidar com a forma”.

Na concepção dos trabalhos que estarão nesta exposição, o artista buscou misturar elementos de origens diversas, com fragmentos de olhos e bocas, ora humanas, ora de animais, detalhes de esculturas africanas, objetos móveis e imóveis, vegetais. As diferenças remetem às nossas próprias facetas diversas, que usamos diariamente e “trocamos” à medida que os acontecimentos se sucedem. Silveira acredita que seu principal objetivo era “apenas levar a natureza revelada, sem julgamentos, até as últimas consequências”.

Embora sejam misturadas e multicoloridas, as obras transmitem um ar de doçura. A agressividade fica de fora na representação das expressões faciais, pois para Silveira “estamos ferozes demais, precisando de máscaras mais tranquilas”.

SERVIÇO
Exposição “Máscaras Afro-Brasileiras”, de Renato da Silveira
Abertura: dia 28/11
Visitação: de 29/11/2014 a 28/02/2015
Elevado Costa e Silva – Minhocão (Da Rua General Jardim até o Largo do Arouche)
Grátis

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.
Rafael Guirra
Por Rafael Guirra 28 novembro, 2014 15:08


Escreva um comentário

Nenhum comentário

Ainda não há comentários!

Não existem comentários ainda, mas você pode ser o primeiro a comentar este post.

Escreva um comentário
Leia os comentários

Escreva um comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados*

Aprendiz de Espiã

Facebook