Emma Thomas abre exposição “Exorealismo”

A galeria Emma Thomas abre a exposição “Exorealismo”, de Arnaldo Dias Baptista, no dia 29 de novembro, sábado, a partir das 16h. Será a segunda individual do artista e músico na galeria, desta vez com curadoria de Marcio Harum. A seleção de obras parte da noção de que a produção do Arnaldo nas artes plásticas está profundamente calcada na música. “O artista vem trabalhando em uma espécie de tentativa de materializar o som plasticamente. São pinturas e desenhos em que Arnaldo propõe que a invisibilidade do som seja representada bidimensionalmente. A partir da utilização de cores e formas em suas colagens, objetos e assemblages, desenvolve subcategorias ressaltando a lisergia dos anos 60, bem como o desbunde visual dos anos 70”, explica o curador Marcio Harum..

Além destes trabalhos, há uma série de obras que podem ser associadas aos emoticons, signos e símbolos de comunicação e de meios de mensagem rápida. “O contexto histórico em que Arnaldo se desenvolveu é inerente à sua produção, reativando e revivendo o psicodelismo nos dias de hoje. Há obras realizadas em suportes como bumbos, guitarras etc, além da utilização de palavras como valvulados, holofônicos, energia, ondas senóides. A partir deste entendimento – o homem em seu espaço multidimensional – o arquiteto Buckminster Fuller é uma das grandes referencias para o artista quando idealiza o palco ideal para a apresentação de suas ideias”, contextualiza Marcio.

Ainda, as séries com figuras alienígenas ou elementos e seres extrafísicos são muito marcantes. Ele se interessa por esse estudo cientifico das leis invisíveis do cosmos, entende a música ou o mundo não só mecanicamente, mas com um olhar amplificado para outras dimensões ou vibrações, interpretações livres, espiritualistas ou poéticas.

SERVIÇO
“Exorealismo”, de Arnaldo Dias Baptista
Abertura: 29 de novembro, sábado, das 16h às 20h
Período expositivo: 29 de novembro a 10 de janeiro
Galeria Emma Thomas
Endereço: Rua Estados Unidos, 2205, Jardins – São Paulo
Horário de funcionamento: terça à sexta, das 11h às 19h, e sábados das 11h às 17h

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *