Grupo Roda Gigante no Teatro Glauce Rocha em dezembro

A partir das intervenções realizadas regularmente em hospitais públicos da cidade, os palhaços do Grupo Roda Gigante, sob direção de Flavia Reis, criaram dois divertidos espetáculos que levam a plateia a refletir sobre a promoção de saúde. “Troca de Plantão” e “O Sentido da Vida” estarão em curta temporada, aos sábados e domingos, respectivamente, no Teatro Glauce Rocha, a partir de 6 de dezembro, marcando o encerramento das atividades em 2014. A entrada é gratuita.

Em “Troca de Plantão”, Cristiana Brasil (Batuca), Diogo Cardoso (Simplício), Éber Inácio (Inácio), Florência Santángelo (Cucaracha), Guilherme Miranda (Adamastor), Julia Schaeffer (Shei-lá), Kadu Garcia (Provisório) e Marcos Camelo (Totó) fazem a plateia se divertir com sátiras da rotina hospitalar. Com cenas recolhidas das enfermarias, os palhaços brincam, improvisam e priorizam neste espetáculo a relação com a criançada da plateia.

Em “O Sentido da Vida”, uma guitarra, um violão, um cavaquinho e alguns instrumentos inusitados, transformam o grupo em uma banda irreverente que apresenta canções com arranjos e coreografias cômicas, revelando o humor característico do Roda Gigante.

Criado em 2009, o grupo vem desenvolvendo uma pesquisa continuada sobre a atuação do palhaço e suas possibilidades de intervir na sociedade, promovendo encontros que produzam saúde e lançando um novo olhar sobre as relações no ambiente hospitalar.

Os números do projeto traduzem o espaço que vem conquistando na cidade. Cerca de 1.500 intervenções artísticas em hospitais públicos, 80 espetáculos e 40 oficinas em espaços culturais da cidade, atingindo aproximadamente 100.000 pessoas.

Atuando sempre em duplas, os palhaços do grupo Roda Gigante disponibilizam suas habilidades como recurso para criar com a criança um espaço lúdico, no qual o vínculo e a cumplicidade estabelecem o jogo cênico.  Entre médicos, enfermeiros, contadores de história, auxiliares, equipe da limpeza, crianças e recreadores, o palhaço busca ampliar percepções, alterar atitudes e promover um novo olhar sobre as relações de cuidado com a saúde.

O Roda Gigante está presente no Hospital Geral de Bonsucesso, Hospital dos Servidores do Estado, Hospital Universitário Pedro Ernesto – UERJ, Hospital Municipal Salgado Filho e IPPMG – UFRJ.

A programação integra o “Projeto Roda Gigante – 4ª edição”, patrocinado pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro/SMC através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura.

SERVIÇO
“Troca de Plantão”
Datas: 6, 13 e 20 de dezembro.
Horário: Sábado, às 16h.
Duração: 60 minutos

“O Sentido da Vida”
Datas: 7, 14 e 21 de dezembro.
Horário: Domingo, às 16h.
Duração: 60 minutos

Local: Teatro Glauce Rocha
Endereço: Av. Rio Branco, 179 – Centro
Telefone: 2220-0259
Capacidade: 278 lugares
Classificação: Livre
Entrada franca

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *