Série SINFÔNICA POP recebe Ivan Lins

Com arranjos compostos especialmente para a ocasião, a OSMG pela primeira vez divide o palco com o cantor e compositor Ivan Lins. Para encerrar a edição 2014 da Série Sinfônica Pop, serão interpretadas 15 canções que revisitam a trajetória musical do compositor, com arranjos compostos por Vince Mendonza, Fred Natalino, Nelson Ayres e Marcelo Ramos, regente titular da Orquestra Sinfônica.

O público poderá conferir a versão orquestrada de composições como “Dinorah, Dinorah”, “Madalena”, “Lembra de Mim” e “Começar de novo”, sucessos que já fazem parte do imaginário do povo brasileiro. O repertório procura evidenciar as características mais expressivas de Ivan Lins: a combinação de ritmos diferentes, fortemente nacionais, e melodias muito marcantes de fácil apreensão pelo público.

Para Fernanda Machado, Presidente da Fundação Clóvis Salgado, “ao trazer artistas como Ivan Lins, a Instituição oferece ao público mineiro uma ótima oportunidade de conhecer ou relembrar a boa música brasileira, além de conferir a qualidade e versatilidade da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, ao executar músicas de grande relevância artística”.

Valorização do instrumento erudito

Segundo o Maestro Marcelo Ramos, as composições foram escolhidas a dedo. Em meio ao vasto repertório de Ivan Lins, foram selecionadas aquelas com maiores possibilidades rítmicas, que poderiam ser utilizadas de forma a atender as potencialidades de uma orquestra completa, como a OSMG. “Sempre tentamos encontrar um movimento para valorizar os instrumentos eruditos. É um jeito de apresentar essas composições já conhecidas do público de uma outra forma. Por exemplo, o que na partitura original é um assovio, na nossa Orquestra se torna uma introdução com instrumentos de sopro”.

Três das composições têm arranjo do americano Vince Mendoza e foram pensados originalmente para o álbum ganhador do Grammy em 2009: Ivan Lins e The Metropole Orchestra, na Holanda.

Já o maestro Marcelo Ramos é responsável por sete dos quinze arranjos criados para o evento. “Existe sempre um cuidado com os arranjos. Eles precisam ser inovadores e, ao mesmo tempo, valorizar as características e potencialidades da nossa Orquestra. Nosso objetivo é que essas composições sejam feitas sob medida e não que a OSMG se adeque às composições já prontas”, conclui o maestro.

SERVIÇO
Série Sinfônica Pop com Orquestra Sinfônica e Ivan Lins
Data: 29 de novembro de 2014
Horário: 20h30
Local: Grande Teatro do Palácio das Artes
Endereço: Av. Afonso Pena, 1534 – Centro
Classificação: 10 anos
Ingressos: R$60 (inteira) e R$30 (meia)

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *