Mostra “Dis Experimental” volta a acontecer em São Paulo

Dia 30 de novembro, domingo, a mostra “Dis Experimental” volta a acontecer em São Paulo, com foco na música experimental e de vanguarda. Nesta edição haverá shows dos projetos brasileiros Duofonic, National, Color TV, Afro Hooligans e Muep Etmo, no Dissenso Lounge, um novo espaço multiuso da cidade, que funcionará juntamente ao recém-inaugurado Dissenso Studio, no bairro do Bom Retiro. A edição também conta com lançamento do novo disco do músico Muep Etmo, chamado “Stop Wasting Water”. A entrada é gratuita.

A mostra é um evento dedicado à discussão, divulgação e fomentação da produção artística de vanguarda. Reunindo diversos projetos significativos nas áreas da música e vídeo experimental, o evento busca um diálogo entre as diversas formas de expressão cultural, transformando, subvertendo e naturalizando o processo de criação e apreciação artística.

O evento, que acontece desde fevereiro de 2011, foi de grande valia para o processo de “naturalização” da produção de vanguarda, juntamente com a iniciativa de selos alternativos e produtoras, em oferecer ao público uma programação diversificada e abundante. Todas as edições da “Dis Experimental” foram gratuitas, e realizadas pela Dissenso Records, com apoio de coletivos e artistas, em local e horários acessíveis ao público.

Já passaram pela “Dis Experimental” diversos artistas, como Pan&tone, Tony da Gatorra (Rio Grande do Sul), F?R!, Duo Henrique Iwao-Mário Del Nunzio, Objeto Amarelo, Inverso (Lídia Codo), La Golden Acapulco (do Chile), Mundo Tigre (Mauricio Takara), entre outros. Além dos projetos que se apresentaram, a “Dis Experimental” contou com diversos colaboradores, artistas plásticos, VJs e transmissão ao vivo das apresentações pela rádio online Metanol FM. Algumas das edições anteriores também contaram com palestras e debates sobre os rumos da arte de vanguarda e experimental.

Muep Etmo
É um dos músicos que se apresenta nesta edição da mostra. Além do seu show, o músico lança na ocasião, pelo selo Dissenso Records, seu novo disco, “Stop Wasting Water”, um álbum baseado na ideia de um futuro próximo da música eletrônica. Visa a desconstrução como forma de fomentar o estilo musical pós IDM e experimental, movimentando a massa sonora com intervalos e tempos distorcidos, focados na disritmia presente na nossa ideia de futuro. A harmonia e a melodia neste álbum entram como base de fundo apenas para conduzir sua narrativa, mesmo que esta não seja a ideia principal do trabalho.

Muep Etmo é músico, produtor e compositor formado pela SAE (Institute Audio Engineering) na Holanda e realizou um ano de ‘Residencia Invadida’ no CVA (Conservatorium Van Amsterdam). Dedica-se à criação, pesquisa e experimentação de música eletrônica desde 2001, utilizando instrumentos convencionais alterados, como pianos preparados e outras técnicas, que são reorganizados e finalizados digitalmente. Vencedor do “Rumos Música Itaú Cultural 2010/2012” e “Rumos Cinema e Vídeo Itaú Cultural 2012/2014”.

Além de Muep Etmo, apresentam-se o duo National, dupla brasileira que se juntou em 1999 para produzir música eletrônica experimental; Duofonic, uma dupla formada por Johnny Ricco (baixo e sintetizadores) e Marcelo Bressanin (programações e sintetizadores), com inspirações no synthpop dos anos 80 e nas experimentações sonoras da cena musical alternativa recente; Afro Hooligans, projeto de música “espiralada”, repetitiva para alteração de consciência, formado pelos músicos Marcos Felinto, Everton Andrade e Guilherme Henrique; e Color TV, projeto do músico André Z.P, que mistura música ambiente e camadas de IDM com downtempo, Detroit techno, dub, old school electro e rap/dubstep.

DissensoRecords é uma distribuidora, produtora e selo destinada à música experimental, post-rock, post-metal, ambient, drone e variantes. No site (dissensorecords.com/br) é possível encontrar discos, EPs e singles de diversas bandas nacionais e internacionais, pôsteres e outros itens especiais, além de downloads gratuitos de diversos álbuns.

SERVIÇO
Dis Experimental
Quando: 30/11, domingo
Shows: Muep Etmo, Duofonic, National, Color TV, Afro Hooligans
Abertura do espaço: 17h
Início dos shows: 18h
Local: Dissenso Lounge
Endereço: Dissenso Studio – Rua Anhaia, 1180 – São Paulo / SP
Ingressos: gratuito
Telefone: (11) 3334-4366
Classificação etária: livre

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *