CAIXA Cultural São Paulo apresenta a peça Lima Barreto, ao terceiro dia

A CAIXA Cultural São Paulo apresenta, de 20 a 30 de novembro, a peça Lima Barreto, ao terceiro dia. O espetáculo, que conta a vida e obra do escritor Lima Barreto, tem direção de Luiz Antonio Pilar, texto de Luís Alberto de Abreu e cenografia de Doris Rollemberg. No elenco, Alexandre Rosa Moreno e Adriano de Jesus, abordam a questão do negro no Brasil. As apresentações são gratuitas e contam com o patrocínio da Caixa Econômica Federal.

Dividida em três planos, a peça narra três dias da vida do escritor em 1919, passados no manicômio, onde ele foi internado por causa de uma forte crise de alucinação. São eles: o momento real, onde o personagem Lima Barreto está velho e internado num hospício; o momento da memória, onde ele ainda jovem escrevia o romance “Triste Fim De Policarpo Quaresma” e o momento da imaginação, composto por cenas do romance protagonizadas por Policarpo.

Quando estes universos se encontram, acontece um embate ideológico entre o escritor já velho e o seu eu jovem. O sonho move o jovem escritor à literatura, e o velho Lima Barreto, enfraquecido, defende a inutilidade da literatura no mundo, enquanto o seu personagem Policarpo age questionando seu criador.

De acordo com Pilar, “Estamos realizando um espetáculo onde o personagem principal é negro, com o fim de estimular a igualdade racial. Também pretendemos ampliar o conhecimento geral sobre a obra literária de Lima Barreto, um dos maiores escritores do Brasil e relacioná-la, diretamente, com a Cidade do Rio de Janeiro”, explica o diretor.

A celebração do Dia Nacional da Consciência Negra continua com a abertura da mostra “África Hoje”. De 20 de novembro a 3 de dezembro, a CAIXA Cultural leva para o Caixa Belas Artes a terceira edição do projeto que exibe 17 filmes africanos. Este ano, o homenageado é Nelson Mandela. A programação completa pode ser conferida em http://caixabelasartes.com.br.

SERVIÇO
Show: “Lima Barreto, ao terceiro dia”
Datas: de 20 a 30 de novembro de 2014
Horário: de quinta-feira a domingo, às 19h15
Local: CAIXA Cultural São Paulo
Endereço: Praça da Sé, 111 – Centro – São Paulo (SP)
Entrada: franca (os ingressos poderão ser retirados na bilheteria uma hora antes do espetáculo)
Capacidade: 60 lugares
Duração: 90min
Classificação etária: 14 anos
Informações: (11) 3321-4400
Acesso para pessoas com deficiência
Patrocínio: Caixa Econômica Federal

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *