Limpa Brasil – Let’s do it! leva ações recreativas e educativas a Brasília

O “Limpa Brasil – Let’s do it!” é a versão nacional do mais importante movimento mundial de conscientização e mobilização da sociedade em relação à extrema importância da coleta seletiva e da destinação correta do lixo e a separação dos materiais recicláveis, promovendo um forte sinal de alerta sobre os problemas ambientais e sociais que estão intimamente relacionados ao assunto.

Atualmente, o Brasil é o quarto maior gerador de lixo do mundo e menos de 2% desses resíduos são reciclados (IPEA). A importância do programa “Limpa Brasil – Let’s do it!” está diretamente ligada à conservação e preservação do meio ambiente, pois o descarte incorreto gera poluição de rios e nascentes, cidades e florestas, colocando em risco tanto seres humanos, como a fauna e a flora.

A proposta do programa, portanto, não é apenas incentivar a sociedade a limpar as cidades, mas, principalmente, criar uma nova cultura com relação ao descarte correto. Por esse motivo, um dos pontos mais importantes do evento é o envolvimento das escolas municipais, com a realização de palestras e seminários, dinâmicas de grupo e gincanas, capacitação de professores e a estruturação para se tornarem pontos de coleta de materiais recicláveis durante a semana de mobilização. Esse movimento gera um engajamento da comunidade local e incentiva a transformação de alunos, pais, parentes e profissionais envolvidos, em formadores de opinião que alertam sobre os malefícios do descarte incorreto desses materiais.

As ações sociais, educacionais e culturais das mobilizações realizadas nas cidades têm por objetivo estimular a comunidade a participar de mutirões de limpeza com foco na destinação correta de resíduos e no meio ambiente, promovendo uma melhora na autoestima da população, fomentando a inclusão social e atuando como instrumento transformador na sociedade.

Um exemplo de ação educacional com forte engajamento social foi a campanha desenvolvida para o movimento – “Sou Catador” – que reuniu vários artistas e formadores de opinião, como Chico Buarque,Milton Nascimento, Marília Pêra, Seu Jorge, Alice Braga, Lenine, Cássio Reis, Darlan Cunha, Marina Person, Didi Wagner e Marisa Orth, além do “embaixador” do “Limpa Brasil – Let’s do it!”, Tião Santos, presidente da Associação dos Catadores do Aterro Metropolitano do Jardim Gramacho, representante do Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis e protagonista do documentário “Lixo Extraordinário” ao lado do artista plástico Vik Muniz.

Realizado desde 2011, o programa “Limpa Brasil – Let’s do it!” já visitou 21 cidades brasileiras, aliado a um ambicioso projeto de educação ambiental, que envolveu mais de 180 mil voluntários, e o recolhimento de cerca de 3 mil toneladas de material reciclável – doado às cooperativas de materiais recicláveis, gerando trabalho e renda para milhares de famílias.

Em 2014, após a mobilização em Recife e Fortaleza, quando mais de 70 mil pessoas participaram do recolhimento de 80 toneladas de resíduos, o evento acontecerá em Brasília, em novembro, e em dezembro será a vez de São Paulo.

O “Limpa Brasil – Let’s do it!” conta com a parceria do poder público e de organizações de diferentes setores para atrair a maior visibilidade possível.  Com o apoio da UNESCO e do Ministério do Meio Ambiente, patrocínio da Avianca e do Grupo Pão de Açúcar, o programa une todos em torno de um mesmo objetivo: limpar as cidades e mudar a atitude da população para evitar uma catástrofe ambiental iminente.

SERVIÇO
Limpa Brasil – Let’s do it!
Horário: 09h às 14h30
Local: Parque da Cidade Dona Sarah Kubitschek , estacionamento 12

Palco Música na Árvore

  • 09h – Abertura
  • 10h – Geraldo Carvalho e Banda – MPB
  • 11h55 – Michelle Chitko e Banda POP/MPB
  • 13h30 – Amanita Band- Rock

Tenda Tempo de Plantar

  • 9h45 – Dança Kizumba
  • 11h00 – Grupo Agitos – Pagode e samba
  • 12h50 – Dona Gracinha e banda (samba de sanfona)

Tenda Limpa Brasil

  • 10h – Teatro de bonecos com a Companhia Teatral de Fantoches, de Riane Buson, e com mostra de livros bilíngues e lançamento de Audiobook.

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *