Espetáculo inédito Escapamento reestreia no Teatro Studio Heleny Guariba

Texto inédito do autor Aramyz, o espetáculo ESCAPAMENTO reestreia dia 18 de novembro, terça-feira, às 21h, no Teatro Studio Heleny Guariba. A peça aborda a questão da terceira idade por meio dos conflitos de uma família. Com concepção cênica e direção de Valter Bahia Filho, a montagem é encenada pela Cia Trilhas da Arte – Pesquisas Cênicas. Elenco reúne os atores Antonio Ginco, Liz Nunes, Marco Faustino e Reynaldo Cortazzi.

Em ESCAPAMENTO, Dalva e Dito, um casal de idosos, recebe seu filho após a morte de sua mulher. A relação dos pais é absurdamente doentia, a mulher com seus desmandos anula a vida do esposo. No reencontro com o filho, as atitudes pré-determinadas de Dalva se chocam com a passiva ironia deste, levando-os a uma desgastante continuidade de um cotidiano que culmina com um farsesco realismo tragicômico.

“São personagens que vivem no seu limite, que repetem as falas como se pudessem fazer pequenos fragmentos de vida voltar, reviver suas dores, alegrias, incertezas, como se fosse possível recuperar todos os delicados pedaços perdidos no caminho da vida…”, afirma o autor Aramyz.

“De forma bem humorada e dinâmica, a linguagem escolhida para a encenação foi o realismo fantástico, onde os arquétipos e as fantasias de cada um se encontram. Além da terceira idade, esse trabalho aborda (também) temas polêmicos como: religião, morte, preconceitos sociais e o suicídio, mas tratados pelo viés do humor como válvula de escape…”. Afirma o diretor Valter Bahia Filho.

A montagem trabalha com elementos da farsa contemporânea e do tragicômico, apresentando cenografia em escala reduzida, com mobília em miniatura, predominantemente em preto e branco. O figurino em preto, azul escuro e branco retrata a decadência social da família, com estética realista. A maquiagem é ultra esbranquiçada, com cabelos armados, evidenciando o estado emocional das personagens. A sonoplastia tem a função de criar imagens e situar a ação cênica, com sons urbanos e ondas do mar. A iluminação, com características expressionistas, é assinada por Décio Filho e Valter Bahia Filho. A cenografia, figurino e trilha sonora são assinadas pelo diretor, com realização do Grupo. Espetáculo estreou em outubro deste ano no Espaço Elevador.

SERVIÇO
ESCAPAMENTO
Reestreia dia 18 de novembro de 2014, terça-feira, às 21h.
Terças e Quartas, às 21h. Até 17 de dezembro.
Duração: 70 minutos
Recomendação: 14 anos
Ingressos: R$30,00 (Inteira) e R$15,00 (meia).

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *