Divulgado os filmes selecionados para o 1º FESTIVAL DE CINEMA DE TRÊS PASSOS

O 1º Festival de Cinema de Três Passos divulgou a lista de curtas-metragens selecionados para sua primeira edição, que será realizada de 13 a 15 de novembro na cidade de Três Passos, na região Noroeste do Estado. As exibições acontecem no Cine Teatro Globo – uma das mais antigas salas de cinema de rua gaúchas, que completa 60 anos em atividade.

1º Festival de Cinema de Três Passos-28OUTUBRO2014-00 1º Festival de Cinema de Três Passos-28OUTUBRO2014

A mostra competitiva, que tem entrada franca, vai exibir filmes que se destacaram em festivais pelo país, como “Brasil”, de Ali Muritiba, premiado com Melhor Roteiro no 5º Festival de Cinema Curta Amazônia; “Au Revoir”, de Milena Times, vencedor de Melhor Filme da Curta Mostra Brasil da 13ª Goiânia Mostra Curtas e “Poeira de Prata no Escuro do Quarto”, de Carlos Segundo, Melhor Direção no 8º Curta Cabo Frio. Entre as produções gaúchas, serão exibidas as obras ficcionais “Kassandra”, de Ulisses da Motta Costa e “Tomou Café e Esperou”, de Emiliano Cunha; os documentários “Sioma – O papel da fotografia”, de Eneida Serrano e Karine Emerich e “A Cidade”, de Liliana Sulzbach; a animação “Hotel Farrapos”, de Lisandro Santos, entre outros. A lista completa dos filmes concorrentes está em www.cinematrespassos.com.br.

Ao todo, foram inscritos 250 curtas de diversas regiões brasileiras, dos quais foram selecionados 61 filmes. Concorrem na categoria Ficção 32 obras, 14 títulos como Animação, dez em Documentário e cinco como Experimental. A premiação ainda abrange Melhor Filme pelo Júri Popular e Melhor Curta de Temática Ambiental, Direção, Ator, Atriz, Roteiro, Fotografia, Trilha Sonora, Edição e Direção de Arte, pelo Júri Técnico. Cada vencedor receberá o troféu Alberto Abrahão Levy, em homenagem ao fundador do espaço de cinema, e a quantia de R$500.

A iniciativa de criar o evento foi de moradores do município amantes da sétima arte e conta com apoio do Instituto Estadual de Cinema (Iecine), da Prefeitura Municipal de Três Passos, da Câmara de Vereadores da cidade, além do patrocínio de diversas empresas locais.

Os organizadores pretendem destacar a história dos 60 anos do Cine Teatro Globo no contexto dos 70 anos do Município de Três Passos. Segundo a Presidente da Comissão Organizadora do Festival Elvidia Zamin, “a iniciativa tem como propósito a democratização do acesso ao cinema, incentivar e promover novos talentos na área audiovisual, intercambiar culturas e formar expectadores, com foco no público jovem”.

O Festival de Cinema de Três Passos foi idealizado ao final de 2013, num encontro de três-passenses. Em junho a comissão organizadora já estava formada e começava a ser divulgado o projeto e a abertura das inscrições para Oficina de Introdução ao Cinema e ao Roteiro, que ocorreu com inscrições esgotadas em julho deste ano, na mesma cidade. Em seguida, foram abertas as inscrições para a mostra competitiva do festival.

Programação

13/11 – quinta-feira:

Das 19h às 22h – abertura – exibição de curtas competitivos – debates

14/11 – sexta-feira:

Das 8h às 11h, 14h às 17h e 19h às 22h – exibição de curtas competitivos
Às 22h – debates

15/11 – sábado:

Das 8h30min às 11h30min – exibição de curtas competitivos
Das 14h às 16h30min – exibição de curtas não competitivos
19h – Premiações – Exibição de Curtas Premiados – Encerramento

SERVIÇO
Evento: 1º Festival de Cinema de Três Passos – Curta essa História!
Data: Dias 13, 14 e 15 de novembro de 2014 | Horário: consultar acima
Local: Cine Teatro Globo
Endereço: Av. Júlio de Castilhos, 490, Três Passos – RS
Classificação etária: 12 anos
Ingressos: entrada franca.
Informações para o público: 3236-7400

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *