Hyldon e Cristovão Tezza conversam com Tony Bellotto no “Afinando a Língua”

O canal Futura divulgou os destaques de sua programação semanal! Dia 27/10, às 22h30, Tony Bellotto conversa com o cantor e produtor Hyldon e com o romancista e professor Cristovão Tezza no Afinando a Língua. Na quarta-feira, 29/10, às 22h30, no próximo episódio de Um pé de quê?, Regina Casé fala sobre a Cuieira, uma árvore encontrada em toda a América Tropical, e presente nas manifestações de cultura popular na Amazônia, que tem seus frutos utilizados de diversas formas por toda a região nordeste.

FUTURA PROFISSÃO-PROMO-27OUTUBRO2014

Afinando a Língua-Tony Bellotto-PROMO PHOTOS-27OUTUBRO2014

As sinopses:

AFINANDO A LÍNGUA

Histórias influenciam outras histórias – Hyldon e Cristovão Tezza nos falam do quanto uma criação pode trazer de experiências do seu autor no próximo episódio de Afinando a Língua. Os dois revelam a Tony Bellotto vivências divertidas, dolorosas e interessantes pelas quais passaram e que fizeram surgir músicas e livros. O processo criativo e as referências artísticas também fazem parte deste programa, que ainda traz sucessos de Hyldon como ‘As dores do mundo’.

Exibição: segundas-feiras, 22h30
Reprises: sábados, 20h30
Duração: 30 minutos
Classificação indicativa: livre

FUTURA PROFISSÃO

Parafusos, correias, alavancas. Seja na indústria ou nos eletrodomésticos das nossas casas, essas peças estão por toda parte e fazem parte do nosso dia a dia. Felipe Solari foi a Minas Gerias ver de perto o trabalho do técnico em mecânica, responsável pela fabricação desses produtos. Conheceu o funcionamento de um elevador em detalhes, viu alunos fabricando uma peça do zero e enfrentou mais de 1.000 graus Celsius para descobrir como são feitos os tubos que transportam petróleo. O Futura Profissão, fruto da parceria entre Futura e SENAI, destaca carreiras promissoras da indústria brasileira.

Exibição: segundas-feiras, 19h30
Reprise: domingos, 18h30
Duração: 30 minutos
Classificação: livre 

GPS – GUIADOS PELO SABOR

Em São Paulo, o chef porto-riquenho Harry Pagancoss e a apresentadora Talytha Pugliesi vão ao restaurante Attimo, onde conversam com o chef Jefferson Rueda e degustam pratos. Depois, passeiam pelo Museu do Futebol, no Estádio Pacaembu. Conhecem o grafiteiro Eduardo Kobra, que mostra um pouco do seu trabalho. Em seguida, provam os brigadeiros gourmet da Maria Brigadeiros. Para terminar, Harry vai às compras e prepara um jantar para Talytha. Enquanto isso, Talytha prepara uma surpresa para Harry. A série GPS – Guiados pelo sabor mostra cultura e gastronomia em diferentes cidades brasileiras. A coprodução é da Turner Brasil.

Exibição: segundas-feiras, 23h
Duração: 30 minutos
Classificação: livre

DINHEIRO NO BOLSO

Dinheiro no bolso, produzido em parceria com a BM&FBOVESPA, reúne participantes que competem pelo prêmio de 10 mil reais em barras de ouro. Por meio de perguntas e provas, o programa, apresentado por Rafael Losso, ensina os jovens a administrar o próprio dinheiro.  O programa final da terceira temporada define quem ganhará o prêmio de 10 mil reais em barras de ouro. Neste último episódio, os finalistas Marcos e Thayan precisam mostrar conhecimento sobre os diferentes perfis de investidores que existem. As provas do programa são Mexeu Perdeu, Enrola, Caixa Preta e Todos por Dois que contará com a participação de todos os participantes que foram eliminados do Dinheiro no Bolso.

Exibição: às segundas-feiras, 22h
Reprises: terças, 13h30, quartas, 5h, e sábados, 18h
Duração: 30 min
Classificação: livre

UM PÉ DE QUÊ?

A Cuieira é uma árvore encontrada em toda a América tropical e seus frutos, em formato de cuia, são usados desde a pré-história. O mais antigo registro data de 3 mil anos atrás pelo povo maya. Hoje, o fruto da Cuieira está presente nas principais manifestações da cultura popular amazônica. Quem visita o Pará fatalmente vai conhecer a Cuia ou Cabaça, seja nas feiras populares ou nos tradicionais restaurantes. O famoso tacacá, culinária típica amazônica, é servido em uma cuia rústica ou lindamente pintada por artistas da região com paisagens ou folclores da Amazônia. O Carimbó, manifestação popular de dança e música, registrado como patrimônio cultural imaterial brasileiro pelo IPHAN, é tocado com tambores e maracás, espécie de chocalho feito com os frutos da cuieira. Em Santarém as cuieiras são encontradas em abundância e seus frutos são coletados por mulheres. A cuia na cor natural é chamada de “pitinga” e o tingimento é feito a partir da casca da árvore denominada “Axuazeiro” ou “Cumatezeiro”. Nesse processo, o barco é um elemento essencial. A árvore do breu de cumatê só é encontrada em terras firmes, assim a retirada da casca é uma tarefa que leva dias de viagem e é executada geralmente pelos homens. O manejo da cuieira está até no ditado popular da região que diz: “no pé é coité, cortou virou cuia, caiu é cabaça”.

Apresentado por Regina Casé e dirigido por Estevão Ciavatta, da Pindorama, Um Pé de Quê? faz um passeio pelas mais diversas áreas de conhecimento – da música à culinária, da geografia à botânica, da antropologia ao paisagismo – usando a árvore como ponto de partida.

Exibição: quarta-feira, 22h30
Reprise: segunda-feira, 13h25
Duração: 30 minutos
Classificação indicativa: livre

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *