Ana Michaelis apresenta ILUSÃO exposição individual no d’concept

“Ilusão” é o título da nova exposição individual da artista visual, Ana Michaelis, que abre em 22 de outubro, quarta-feira, às 19h, para convidados, permanecendo até 22 de novembro no d’ concepet escritório de arte, Al Lorena 1257. Na ocasião a artista apresentará um site specific (na parede frontal com 2,5 m de comprimento e as duas paredes laterais com 4m de comprimento cada. As paredes possuem altura de 2,7m), além de 10 telas em diversos formatos.

Ana Michaelis constrói paisagens inabitadas, imaginárias com uma atmosfera etérea que se forma através do exercício metódico de aplicar camadas e camadas de branco sobre as massas escuras que se sobrepõem e constituem o sofisticado jogo de planos que estruturam seus trabalhos.

Por trás dessas velaturas se entrevê a um só tempo um processo de apagamento ou esvaecimento da imagem como o da emergência de uma outra paisagem, uma paisagem “nebulosa”. Nas nuances acinzentadas percebe-se um desejo da artista em buscar outro canal de sensibilidade na experiência de apreensão do mundo.

Entendemos que a representação dessas paisagens não serve como uma maneira de se conhecer a verdadeira realidade da natureza. A intenção da artista não é uma copia do mundo que se apresenta com todas suas particularidades mas sim uma paisagem que será a representação de um recorte dos sentidos e memorias tanto pessoais como coletivas.

Ana estabelece um contraponto entre as noções de “imagem do mundo” e “mundo como imagem”, tencionando neste procedimento a ideia de representação, na medida em que introduz um fator de distorção – que conforma a aura de suave artificialidade que envolve suas pinturas.

Surgem dessa forma outras paisagens, ou paisagens “de uma outra natureza”; paisagens inventadas. Criando essa artificialidade notamos que a intenção da artista é clara em resgatar a importância fundamental de situar o espectador em uma dimensão imaginaria concentrada nas potencialidades sob a perspectiva da ilusão.

SERVIÇO
ILUSÃO de Ana Michaelis
Data da abertura: 22 de outubro, quarta-feira, às 19h
Período da exposição: 22 de outubro a 22 de novembro de 2014
D’ CONCEPT Escritório de Arte
Endereço: Al Lorena 1257 G1/C3
Tel 3085 5006 ou 98346 3608
Site : www.dconcept.com

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *