​Orquestra de Câmara Uirapuru na Estação Cultural em Santa Bárbara d’Oeste

Sob a regência do maestro Luciano Filho, a Orquestra de Câmara Uirapuru realiza um concerto gratuito no dia 31 de outubro, às 20h00, na Estação Cultural em Santa Bárbara d’Oeste. O concerto, que tem a direção musical de Thiago Camargo, busca desenvolver um repertório com todos os trechos sinfônicos de todas as regiões brasileiras. Um cantor e narrador participam relembrando canções que estão na memória dos mais velhos e mostram um pouco dos costumes regionais do nosso país através de projeções de fotos, constituindo assim um concerto multimídia/multicultural.

A Orquestra de Câmara Uirapuru foi criada a partir da iniciativa dos próprios músicos que possuem o objetivo de aproximar a música sinfônica e erudita da população. “Para criar esse ambiente multicultural, a orquestra conta com instrumentos de ambos os gêneros tais como o violino, a viola e o violoncelo figurando lado à lado com o pandeiro, o triângulo e zabumba, construindo uma sonoridade híbrida que possa atrair a atenção do público para as grandes formacões instrumentais e quebre o paradigma em relação à música de concerto”, explica Wellington Ronqui, diretor geral da orquestra.

O repertório da orquestra passa pela região norte, trazendo o carimbo e a lambada. No nordeste vamos de forró, coco, ciranda de roda, música armorial, maracatu, afoxé, axé e frevo. Para representar o sudeste, os ritmos são samba, choro, sertaneja, funk carioca, pagode e bossa-nova. Toada e cantiga seguem os ritmos do centro-oeste e pra fechar com chave de ouro representando o sul do país com muita milonga e vaneirão.

A apresentação faz parte do projeto “Brasilidade”, que é realizado pela 3S Projetos com recursos incentivados pelo ProAC (Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo) com o patrocínio da Indústrias Romi S.A. Valorizar a produção cultural e a música brasileira faz parte do investimento sociocultural da Indústrias Romi. Através da Fundação Romi, apoia a cultura com o objetivo de valorizar as artes e permitir a formação de público em Santa Bárbara d’Oeste e para isso conta com a Estação Cultural, espaço revitalizado da antiga estação ferroviária de Santa Bárbara d’Oeste e mantida pela Fundação Romi.

SERVIÇO
Orquestra de Câmara Uirapuru
Data: Sexta-feira, 31 de outubor de 2014
Horário: 20h00
Onde: Estação Cultural
Endereço: Av. Tiradentes, 2 – Centro – Santa Bárbara d’Oeste – SP
Entrada gratuita
Mais informações: (19) 3455.4830​

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *