Xande de Pilares lança carreira solo com a música “Elas estão no controle”

Quem acompanha o samba carioca nos últimos anos já viu que o nome de Xande de Pilares circula bem aqui e ali: Grupo Revelação, parcerias com Zeca Pagodinho e Arlindo Cruz, música no álbum de Maria Rita, samba-enredo do Salgueiro e programa Esquenta de Regina Casé, com quem ele estrela em novembro o filme Made in China, apenas para citar alguns…

Assim como o início da carreira, a transição de Xande de Pilares para sua estreia solo foi natural. “Perseverança”, seu primeiro álbum, será lançado no final do mês e a nova música “Elas estão no controle” já começa a tocar nas rádios do Brasil antes mesmo de seu lançamento oficial, dia 10. Marca registrada de Xande, o samba pra cima, perfeito para as rodas de bares ou quintais, “chega chegando” dando voz e vez às mulheres, que “gritaram independência, não têm mais essa de carência; e quem não deu assistência vai ter concorrência”, avisa Xande.

Outra canção do CD já revelada é “A Senha”, música-tema do filme Made in China, de Estevão Ciavatta, que entra em circuito nacionalmente dia 6 de novembro. É a estreia de Xande nos cinemas, interpretando Carlos Eduardo, namorado malandro de Francis (Regina Casé). “Toda vez que a gente se encontra é fogo na lenha / a carência do teu coração revelou tua senha”, diz a música para seu casal de protagonistas. “Louca, santa, deusa, nua, linda / Traz todo o encanto da lua / Chora, grita, quando ama / Dama, faz mil loucuras na cama”, completa Xande, que já contabiliza mais de 300 canções como compositor, gravadas pelo Grupo Revelação ou por nomes como Beth Carvalho, Diogo Nogueira e Leci Brandão.

“Perseverança” tem produção de Leandro Sapucahy e reúne 14 composições, sendo 9 próprias ou com parceiros do artista, vencedor este ano (2014) dos troféus Estandarte de Ouro e Tamborim de Ouro, além do “prêmio” dos jurados na Apoteose: Nota 10 para seu primeiro samba-enredo (Acadêmicos do Salgueiro). Xande este ano reprisa na disputa para o samba do Carnaval de sua escola do coração em 2015. Os arranjos de “Perseverança” ficaram a cargo de um time selecionado a dedo – Wilson Prateado, Ivan Paulo, Boris e Valério Brair.

Considerado um dos principais nomes do samba brasileiro, vindo do Cacique de Ramos, o compositor e instrumentista Xande de Pilares foi vocalista e líder do grupo Revelação por mais de 20 anos, em uma carreira vencedora de mais 2 milhões de álbuns vendidos entre CDs e DVDs. Em “Perseverança”, Xande sente-se realizado em poder mostrar, mais uma vez, seu criterioso trabalho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *