O Haver – Pinturas e Músicas para Vinicius na CAIXA Cultural São Paulo

A CAIXA Cultural São Paulo apresenta, a partir de 18 de outubro até 11 de janeiro de 2015, a exposição O Haver – Pinturas e Músicas para Vinicius. No projeto, grandes nomes da música brasileira como Paulinho da Viola, Renato Teixeira, Toquinho, Antonio Nóbrega, Chico Buarque e Martinho da Vila se uniram ao artista gráfico Elifas Andreato para celebrar a obra de Vinicius de Moraes (1913-1980). O evento tem curadoria do próprio Andreato, produção da Spiral Criativa e é patrocinado pela Caixa Econômica Federal.

No evento, serão exibidos vídeos e fotografias que registram o making of de composições musicais inéditas, além de aquarelas originais feitas pelos artistas, inspiradas no poema “O Haver”, do compositor carioca. Além desses trabalhos, serão expostas 15 telas em tinta acrílica criadas por Andreato, uma para cada estrofe do poema. A mostra, que já percorreu os espaços da CAIXA Cultural no Rio de Janeiro, Salvador, Curitiba e Brasília, começa um dia antes do 101° aniversário de nascimento de Vinicius (19 de outubro), fechando um ciclo de exposições que se iniciou em 2013 em comemoração ao centenário do poetinha.

A convite do ilustrador e designer, criador de inúmeras capas de discos brasileiros, 15 músicos participaram de oficinas em que criaram individualmente as canções, instrumentais ou letradas. Depois, cada um desenvolveu uma pintura aquarela em homenagem ao poeta, com exceção de Chico Buarque, que realizou uma obra a quatro mãos com o artista curador, fazendo uma leitura do poema O Haver, registrada em vídeo para a exposição.

Assim como os artistas, o público que visitar a exposição poderá dar asas à imaginação com lápis aquarela e perfis de Vinicius de Moraes elaborados por Elifas Andreato, em um programa de ação educativa que valoriza a relação das obras expostas com o visitante, seja ele escolar ou espontâneo.

SERVIÇO
“O Haver – Pinturas e Músicas para Vinicius”
Visitação: de 18 de outubro a 11 de janeiro de 2015
Horário: das 9h às 19h (terça-feira a domingo)
Local: CAIXA Cultural São Paulo – Praça da Sé, 111
Classificação etária: livre
Entrada franca
Informações: (11) 3321-4400

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *