Canal Futura exibe série “Crianças do Brasil” que traz documentários sob a ótica de crianças

No Canal Futura, terça-feira, dia 14/10, às 14h35, o Sala de Notícias exibe o documentário inédito “Rio de Janeiro das Comunidades”. O filme traz crianças que são felizes fazendo atividades pouco comuns por diversas favelas do Rio de Janeiro. Campeões de boxe na comunidade da Maré, dançarinas de flamenco no morro da Coroa, em Santa Teresa, e praticantes de badminton, promessas para as Olimpíadas de 2016, na favela do Chacrinha, em Jacarepaguá.

Na quinta-feira, 16/10, 14h35,São Paulo e a cultura da periferia” mostra a vida das crianças na área pobre de São Paulo. Andrew apresenta o coração do hip hop paulistano em Diadema, Mateus sai às ruas para dar aulas voluntárias de matemática e Cauan exibe seu talento para compor e cantar.

Sala de Notícias apresenta a série especial “Crianças do Brasil”, com direção de Dilea Frate e Edu Rajabally. São 10 episódios, de 15 minutos cada, sobre várias regiões do país, com a participação de crianças de diferentes classes sociais, etnias, sotaques e culturas.

Canal Futura-Crianças do Brasil-10OUTUBRO2014

13/10 – segunda-feira, às 14h35

Caça na Selva
Direção: Dilea Frate e Edu Rajabally

Crianças ribeirinhas de Iranduba, em plena Selva Amazônica, mostram seu cotidiano, o que renderia um filme de grandes aventuras para uma criança da cidade. Na selva, elas convivem intimamente com a natureza exuberante e seus perigos: caçam cobras, pescam piranhas e perseguem jacarés, além de nadar lado a lado com os botos.

14/10 – terça-feira, às 14h35
Rio de Janeiro das Comunidades
Direção: Dilea Frate e Edu Rajabally

Um Rio de Janeiro diferente, que mostra crianças realizadas e felizes, fazendo atividades pouco comuns nas favelas: na favela da Maré, elas se tornam campeãs de boxe; no morro da Formiga, na Tijuca, as meninas aprendem a gostar do cabelo afro e fazem tranças sensacionais; enquanto no morro da Coroa, em Santa Tereza, se tornam dançarinas de flamenco. O programa ainda mostra os pequenos campeões de badminton da Favela da Chacrinha, em Jacarepaguá, grandes promessas para as Olimpíadas de 2016.

15/10 – quarta-feira, às 14h35
As trilhas do ecoturismo
Direção: Dilea Frate e Edu Rajabally

O foco é o ecoturismo para crianças em lugares diferentes: Rio de Janeiro, interior de São Paulo e Amazonas. No Rio, duas meninas mostram as belezas naturais da trilha da Urca, localizada no coração da cidade. Em São Paulo, vamos a Brotas mostrar o rafting e o arvorismo, no coração do ecoturismo do país. E a uma distância de mais de três mil quilômetros de lá, está o paraíso do ecoturismo na Amazônia, a cidade de Presidente Figueiredo,  no interior do Amazonas. Lá, depois de descer uma corredeira, um grupo de crianças vai conhecer uma das profundas cavernas da região. 

16/10 – quinta-feira, às 14h35
São Paulo e a cultura da periferia
Direção: Dilea Frate e Edu Rajabally

Nesse curta é explorada a parte da cidade pobre de São Paulo, através do olhar de crianças que lá residem. O primeiro é o dançarino de hip hop Andrew, que mostra o coração do hip hop paulistano, em Diadema. Depois vem Mateus, de 12 anos, que mora no centro da cidade e sai às ruas para dar aulas voluntárias de matemática. Em seguida, é a vez do circo, que ainda encanta as crianças na periferia de São Paulo. O pequeno Cauan, cantor  e compositor de hip hop, finaliza o programa mostrando um pouco de seu talento para cantar. 

17/10 – sexta-feira, às 14h35
Ilhas Coloridas
Direção: Dilea Frate e Edu Rajabally

Numa ilha isolada no litoral norte de São Paulo, a Ilha do Montão de Trigo, as crianças mostram os detalhes de seu dia a dia. No Rio de Janeiro, as Cagarras, único monumento natural marinho do Brasil, são apresentadas por meninas do Rio que nunca haviam estado lá antes. Em Itaparica, um grupo de crianças percorre a cidade e exibe um pouco do centro histórico, enquanto em outro canto da ilha, bem distante dos olhos do turismo, crianças da comunidade do Ourives ainda vivem a realidade de seus antepassados, com casas de pau a pique e fogão de lenha.

SALA DE NOTÍCIAS

Duração: 15 min
Classificação: livre
De segunda a sexta-feira: 14h35

Reprises: quinta-feira às 21h
Domingo às 14h30 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *