38a MOSTRA INTERNACIONAL DE CINEMA traz seis produções assinadas pela Vitrine Filmes

Com exibição de seis filmes, a Vitrine Filmes participa da 38a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. VENTOS DE AGOSTO, CASTANHA, SINFONIA DA NECRÓPOLE, BRANCO SAI. PRETO FICA, ELA VOLTA NA QUINTA e a A VIDA PRIVADA DOS HIPOPÓTAMOS, já foram premiados em festivais nacionais e internacionais, como os de Locarno, Buenos Aires, Paulínia, Gramado e Brasília.


Com estreia no 67o Festival de Cinema de Locarno, na Suíça, VENTOS DE AGOSTO, primeiro longa de ficção de Gabriel Mascaro, lotou todas as salas em que foi exibido, inclusive uma para 3 mil pessoas, o que lhe rendeu uma sessão extra. O filme que recebeu a Menção Especial do Festival de Locarno e ganhou no Festival de Brasília o prêmio de melhor fotografia e de melhor atriz, tem lançamento nacional previsto para 13 de novembro. Tendo Alagoas como cenário, seu enredo combina ficção e documentário, e aborda a relação dos personagens com o clima local.

Por sua vez, CASTANHA, primeiro longa do diretor Davi Pretto, com produção da Tokyo Filmes, foi lançado no 64o Festival de Berlim. Desde então, foi exibido em diversos festivais ao redor do mundo e ganhou o prêmio FEISAL no Festival de Buenos Aires, prêmio de melhor ator no Festival de Las Palmas e prêmio de melhor som para Thiago Bello, em Paulínia. Estrelado pelos atores João Carlos Castanha e Celina Castanha, o enredo mistura ficção e documentário, brincando com a relação entre o Castanha ator e o da vida real. Sua estreia está prevista para 20 de novembro.

Escrito e dirigido por Juliana Rojas, SINFONIA DA NECRÓPOLE, soma elementos do gênero musical, terror e comédia. O filme que teve ótima recepção no VI Festival de Paulínia, onde ganhou o prêmio de Melhor Trilha Sonora, também arrebatou o prêmio de Melhor Longa Brasileiro pelo Júri da Crítica no 42o Festival de Gramado. Com previsão de lançamento para o primeiro semestre de 2015, o primeiro longa solo da diretora de TRABALHAR CANSA (co-dirigido por Marco Dutra), também conta com fotografia de Flora Dias, direção de arte de Fernando Zuccolotto e produção musical, coreografia e arranjos das canções por Ramiro Murillo.

BRANCO SAI. PRETO FICA foi o grande vencedor do Festival de Brasília. Com direção de Adirley Queirós, ganhou como melhor filme de longa metragem dado pelo júri oficial do Festival, principal prêmio do evento, além de outras dez premiações. Entre elas, melhor ator, melhor direção de arte, melhor montagem, melhor edição de som e melhor captação de som direto. Com estreia prevista para o primeiro semestre de 2015, o longa narra uma violenta ação policial em um baile black, discute racismo e exclusão na periferia de Brasília.

ELA VOLTA NA QUINTA, é o primeiro longa metragem de André Novais Oliveira, premiado diretor que recebeu a menção especial do júri na Quinzena de Realizadores em Cannes, por um de seus curtas. Produzido pela Filmes de Plástico e escrito também por André Novais Oliveira, o filme, que deve ser lançado no primeiro semestre de 2015, participou da Competitiva Oficial do FID Marseille, além de ganhar o prêmio de melhor atriz coadjuvante para Elida Slipe no Festival de Brasília. O longa, que associa realidade e ficção, apresenta uma direção centrada em planos simples e em diálogos naturalistas, inspirados no cotidiano dos familiares do próprio diretor.

Por fim, A VIDA PRIVADA DOS HIPOPÓTAMOS é a nova parceria dos diretores e roteiristas Maíra Bühler e Matias Mariani, que juntos ganharam o prêmio de melhor direção de documentário no Festival de Paulínia de 2011 por Ela sonhou que eu morri. O documentário procura desvendar a personalidade do técnico de informática Christopher Kirk, um compulsivo por mentiras que se tornou traficante na Colômbia após ler um artigo de Pablo Escobar sobre hipopótamos. Com produção da Primo Filmes, o longa deve estrear no primeiro semestre de 2015.

Em sua 38a edição, a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, acontece dos dias 16 a 29 de outubro. Com o objetivo de trazer ao público uma seleção do que está sendo produzido no cenário cinematográfico contemporâneo, o evento exibe filmes vindos do mundo todo e é dividido em cinco seções: “Competição Novos Diretores”, com realizadores iniciantes; “Perspectiva Internacional, com o panorama recente do cinema mundial; “Retrospectivas”, com obras de diretores importantes ou desconhecidos; “Apresentações Especiais” com filmes clássicos ou homenagens à diretores e “Mostra Brasil”, com títulos brasileiros inéditos em São Paulo.

Ficha Técnica 

VENTOS DE AGOSTO

2014 | Brasil | Drama | 77 min
Direção: Gabriel Mascaro
Roteiro: Gabriel Mascaro e Rachel Ellis
Elenco: Dandara de Morais, Geová Manoel dos Santos, Maria Salvino dos Santos, Antônio José dos Santos e Gabriel Mascaro
Produção: Desvia Filmes
Estreia: 13 de novembro
Classificação: 14 anos 

Sinopse: Shirley deixou a cidade grande para viver em uma pequena e pacata vila litorânea cuidando de sua avó. Ela trabalha numa plantação de coco dirigindo trator. Mesmo isolada, cultiva o gosto pelo punk rock e o sonho de ser tatuadora. Ela está de caso com Jeison, um rapaz que também trabalha na fazenda de cocos e nas horas vagas faz pesca subaquática de lagosta e polvo. Um estranho pesquisador chega na Vila para registra o som dos ventos alísios que emanam da Zona de Convergência Intertropical. O mês de agosto marca a chegada das tempestades e das altas marés. Os ventos crescentes marcarão os próximos dias da pequena vila colocando Shirley e Jeison numa jornada sobre perda e memória, a vida e a morte, o vento e o mar.

CASTANHA

2014 | Brasil | Drama | 95 min
Direção: Davi Pretto
Roteiro: Davi Pretto
Elenco: João Carlos Castanha e Celina Castanha
Produção: Tokyo Filmes
Estreia: 20 de novembro
Classificação: 14 anos

Sinopse: João é um ator de 52 anos que vive com a mãe Celina de 72 anos. Sua rotina é dividida entre o trabalho noturno, como transformista em um bar gay e o diurno, onde realiza pequenas participações em peças infantis, filmes e programas de televisão. Atormentando, João se sente perseguido por fantasmas de seu passado e, dia após dia, passa a confundir cada vez mais a realidade em que vive com a ficção que interpreta. 

SINFONIA DA NECRÓPOLE

2014 | Brasil | Musical | 85 min
Direção e Roteiro : Juliana Rojas
Elenco: Eduardo Gomes, Luciana Paes, Hugo Villavicenzio, Paulo Jordão
Produção: Evoa Filmes
Estreia: 1º Semestre de 2015

Sinopse: A rotina do aprendiz de coveiro Deodato muda quando uma nova funcionária chega ao cemitério. Juntos, eles devem fazer o recadastramento dos túmulos abandonados, mas estranhos eventos fazem o aprendiz questionar as implicações em se mexer com os mortos.

BRANCO SAI. PRETO FICA

BRASIL |Ficção Cientifica | 90 min | 2014

Direção: Adirley Queirós

Elenco: Marquim, Shokito, Dilmar Durães, Jamaika

Produção: Cinco da Norte

Classificação Indicativa: maiores de 10 anos

Estreia: 1º Semestre de 2015

Sinopse: Um baile black. Tiros e repressão. Uma Geração Amputada.

ELA VOLTA NA QUINTA

Brasil|Romance| 108 min | 2014
Roteiro e Direção: André Novais Oliveira
Produção: Filmes de Plastico
Elenco: Maria José Novais Oliveira, Norberto Novais Oliveira, André Novais Oliveira, Renato Novais Oliveira, Élida Silpe, Carla Patrícia.

Sinopse: Maria José e Norberto são um casal que vive há 35 anos juntos, na cidade de Contagem, região metropolitana de Belo Horizonte. Bastante desgastado pelo tempo, o relacionamento dos dois se encontra em crise.  Maria José, mesmo com problemas de saúde, resolve fazer uma viagem para Aparecida do Norte, como forma de pensar se o divórcio é mesmo a solução, enquanto Norberto por sua vez fica e é confrontado dentro do seu relacionamento extraconjugal. A relação de Maria José e Norberto afeta a vida de seus filhos, Renato e André. Enquanto Renato pensa em casar e ter filhos com sua esposa, André só pensa em sair de casa e morar com sua namorada. 

A VIDA PRIVADA DOS HIPOPÓTAMOS

Brasil | Documentário | 91 min | 2014

Direção: Maíra Bühler e Matias Mariani

Roteiro: Matias Mariani e Maíra Bühler

Produção: Matias Mariani

Sinopse: Após ler um artigo de Pablo Escobar sobre hipopótamos, o técnico de informática norte americano Christopher Kirk resolve se mudar para a Colômbia, onde se transforma em traficante e se apaixona por uma misteriosa mulher conhecida por “V”. O documentário narra a busca pelas origens dos relatos desse mentiroso compulsivo que terminaria preso no Brasil por tráfico de drogas. 

SERVIÇO
Evento: 38a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo
Data: De 16 a 29 de outubro de 2014
Local: 35 salas de 29 espaços, entre cinemas, espaços culturais e museus espalhados pela capital paulista
Endereço: Av. Afonso Pena, 1.537
Informações para o público: 3236-7400

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *