Capela da Nonna: Fé, Religiosidade e Arte no Museu de Arte Sacra de São Paulo

O Museu de Arte Sacra de São Paulo – MAS-SP, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, em parceria com o Museu Casa de Portinari, exibe Capela da Nonna: Fé, Religiosidade e Arte, uma replica em tamanho real do cômodo pintado pelo artista especialmente para sua avó que, em virtude da idade avançada e pouca saúde, não podia se locomover até a igreja da cidade. A obra apresenta os santos de devoção da “Nonna”, retratados com a fisionomia de familiares e amigos de Portinari.

Por meio de painéis e recursos cênicos, o espaço original foi recriado com as mesmas dimensões e com as mesmas pinturas feitas pelo artista: São Francisco de Assis, Santa Luzia, São Pedro, São João Batista, a Sagrada Família, entre outras. As imagens dos santos são reproduzidas com a feição de parentes e amigos do pintor, uma tradição presente na pintura do século XV, principalmente entre artistas flamengos e italianos, e retomada por ele.

Para Angelica Fabbri, diretora do Museu Casa de Portinari, a presente exposição “leva ao público este conjunto de arte sacra tão significativo e ímpar na obra de Candido Portinari, em forma de capela, feita para a avó num gesto de amor e carinho.”.

SERVIÇO
Capela da Nonna: Fé, Religiosidade e Arte
Artista: Candido Portinari
Abertura: 7 de outubro de 2014, terça-feira, às 11h
Local: Museu de Arte Sacra de São Paulo – www.museuartesacra.org.br
Endereço: Avenida Tiradentes, 676 – Luz, São Paulo
Tel.: (11) 3326-3336 – visitas monitoradas
Horário: De terça a sexta-feira, das 9h às 17h, sábado e domingo das 10h às 18h
Ingresso: R$ 6,00 (estudantes pagam meia entrada); grátis aos sábados

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *