Série documental HOJE É DIA DE MÚSICA estreia com exclusividade na HBO

A HBO Latin America anuncia a estreia, com exclusividade, da nova série documental Hoje é Dia de Música no dia 02 de outubro, às 23h. Com estética que remete aos grandes documentários musicais, a produção parte de momentos específicos para falar de cenários, épocas e pessoas que construíram, dia a dia, a história da música brasileira.


Os dez episódios da série são apresentados pelo cantor e compositor Ivan Lins e pela cantora Mônica Salmaso, ambos intimamente ligados à música brasileira. Cada episódio de uma hora aborda um dia específico, e são apresentados em ordem não-cronológica. Utilizando entrevistas, imagens de arquivo, encontros entre personalidades e visitas a lugares relevantes, os apresentadores introduzem e comentam o conteúdo que conta a história de cada um desses dias.

Desde a origem até os dias atuais, os episódios de Hoje é Dia de Música passam pela Bossa Nova em 1962, pelo novo samba em 1963, e pelos Festivais de MPB e Tropicalismo em 1968. Além disso, a produção conta, entre outras coisas, sobre a primeira vez que Tom Jobim, Vinicius de Moraes e João Gilberto cantaram o samba “Garota de Ipanema”; o dia em que Luiz Gonzaga gravou sua obra-prima, “Asa Branca”; o dia em que Carmen Miranda embarcou para a Broadway em Nova Iorque; a abertura do Circo Voador em 1982 e sua importância para a conquista da popularidade do rock; e o surgimento do Racionais MCs em 1988, trazendo mudanças para o hip hop brasileiro; entre outros fatos relevantes da nossa música.

Os episódios trazem referências a eventos anteriores que influenciaram nos acontecimentos dos dias apresentados na série e mostram também as consequências posteriores e porque aquele dia foi fundamental. Com isso, a série resgata períodos da rica e complexa trama da música brasileira, mostrando os cenários e as pessoas que influenciaram e ajudaram a construir a música brasileira como é hoje. 

Entre os entrevistados estão nomes como: os cantores e compositores Roberto Menescal, Edu Lobo, Gilberto Gil, Chico Buarque, Martinho da Vila, Alceu Valença, Dominguinhos e Lenine; as cantoras Fernanda Abreu e Gaby Amarantos; os jornalistas e escritores Ruy Castro e Sergio Cabral; os músicos João Barone e Charles Gavin; e os rappers MV Bill e Emicida. Hoje é Dia de Música conta com a direção de Hugo Sukman, que também assina o roteiro com Christiana Albuquerque. A série é produzida e realizada pela Conspiração, com recursos da Condecine – Artigo 39, e será distribuída com exclusividade pela HBO.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *