Orquestra de cordas da OSB na Cidade das Artes

No próximo dia 4 de outubro, às 16h, a Orquestra Sinfônica Brasileira faz a primeira apresentação de câmara do mês, pela série Cidade das Artes, com a sua orquestra de cordas e os solistas Michel Bessler (violino), José Francisco Gonçalves (oboé), e Renato Axelrud (flauta). Realizada no Teatro de Câmara da Cidade das Artes, a performance traz ao público as obras “Divertimento para cordas em ré maior”, de Mozart; “Suíte nº2 em si menor – abertura”, de Bach, com solo de Renato Axelrud; e “Concerto para violino e oboé em dó menor”, também de Bach, com solos de Michel Bessler e José Francisco Gonçalves. Os ingressos estão à venda na bilheteria da Cidade das Artes e no site Ingresso Rápido – http://bit.ly/cdatcamara.

Para abrir a apresentação, os músicos interpretam a peça de Mozart composta em 1772. “Divertimento para cordas em ré maior” compõe um conjunto de três divertimentos concebidos no mesmo ano e, apesar de terem sido criados para a formação de quarteto de cordas, a versão para orquestra de cordas é a mais popular. O termo “divertimento” remete-se à palavra de origem italiana “divertire” que, por sua vez, refere-se ao gênero musical destinado a formações de câmara, de dimensões pequenas. Em seguida, os músicos acompanhados do flautista e solista Renato Axelrud, levam ao público a abertura da “Suíte nº2 em si menor”, de Bach. O trabalho data de 1738 e 1739, no período em que o compositor viveu em Leipzig, e traz forte influência francesa, das aberturas compostas por Jean-Baptiste Lully para suas óperas e ballets.

“Concerto para violino e oboé em dó menor”, também de Bach, fecha a apresentação com solos dos músicos Michel Bessler, no violino, e José Francisco Gonçalves, no oboé. O manuscrito original se perdeu com o tempo, mas a obra foi reescrita entre os anos de 1735 e 1736 e é uma adaptação de um concerto para dois cravos, também do compositor.

SERVIÇO
Apresentação de Câmara – Orquestra de cordas da OSB com solistas
Data: Sábado, 4 de outubro, às 16h
Teatro de Música de Câmara – Cidade das Artes
Endereço: Avenida das Américas 5.300, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro – RJ
Valores dos ingressos: Plateia alta e baixa – R$ 50 (preço único)

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *