Exposição Alma Brasileira – 100 anos de gravura na Caixa Cultural São Paulo

Rafael Guirra
Por Rafael Guirra 29 setembro, 2014 18:01

A Caixa Cultural São Paulo inaugura no dia 04 de outubro, sábado, às 11 horas, a mostra coletiva “Alma Brasileira – 100 anos de gravura”, com uma seleção de 118 obras de 41 artistas. A curadoria de Fernanda Lopes traça um panorama conciso dos últimos 100 anos da gravura brasileira a partir do acervo de mais de cinco mil obras da coleção do Museu de Gravura da Cidade de Curitiba, que celebra seus 25 anos de fundação. A visitação é gratuita e o evento conta com o patrocínio da Caixa Econômica Federal.

Ao todo estão reunidos 41 artistas brasileiros, de diferentes gerações, os quais, segundo Fernanda, revelam ao longo das décadas os desdobramentos possíveis para a prática e o pensamento da gravura. Nomes como Carlos Oswald, Gilvan Samico, Oswaldo Goeldi, Fayga Ostrower, Anna Letycia e Marcelo Grassmann apresentam obras dedicadas à pesquisa da prática da gravura em suas diferentes modalidades: xilogravura, litografia, gravura em metal e serigrafia.

Já artistas como Iberê Camargo, Lygia Pape, Carlos Zilio, Waltercio Caldas e Anna Bella Geiger revelam uma produção em gravura de artistas que não são reconhecidos como gravadores por excelência, mas que em diferentes momentos se apropriaram dessa linguagem em suas produções.

Completam a exposição trabalhos de artistas como Daniel Senise, Jac Leirner, Alex Cerveny, Eliane Prolik, Laura Miranda e Cildo Meireles, que expandem, intencionalmente ou não, a noção clássica de gravura, usando radiografias, superfícies perfuradas, objetos molhados, carimbos e etc.

A mostra conta ainda com a exibição de 43 carimbos de 1 a 6 cm dos artistas Ana Gonzalez, Rossana Guimarães, Luciano Mariussi, Denise Roman, Cristiane Silveira, dispostos na Galeria D. Pedro II da Caixa Cultural.

“Essa mostra revela não só a importância do Acervo do Museu da Gravura da cidade de Curitiba como também as abordagens e desdobramentos possíveis da noção de gravura ao longo da história”, declara Fernanda Lopes.

SERVIÇO
“Alma Brasileira – 100 anos de gravura”
Curadoria: Fernanda Lopes
Visitação: de 04 de outubro a 30 de novembro de 2014
Horário: 9h às 19h (terça-feira a domingo)
Lançamento do catálogo e visita guiada com a curadora: dia 25 de outubro de 2014 às 11h
Local: CAIXA Cultural São Paulo
Endereço: Praça da Sé, 111
Classificação etária: livre
Entrada franca
Informações: (11) 3321-4400

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.
Rafael Guirra
Por Rafael Guirra 29 setembro, 2014 18:01


Escreva um comentário

Nenhum comentário

Ainda não há comentários!

Não existem comentários ainda, mas você pode ser o primeiro a comentar este post.

Escreva um comentário
Leia os comentários

Escreva um comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados*

Era uma vez em Hollywood

Facebook

Socorro Virei uma Garota!