AUSÊNCIA, de Chico Teixeira terá sua première na Mostra Competitiva do Festival do Rio, no sábado

Luiz Guirra
Por Luiz Guirra 24 setembro, 2014 13:00

O longa-metragem “Ausência, do cineasta Chico Teixeira, terá sua primeira exibição na Mostra Competitiva da Première Brasil do Festival do Rio, no dia 27 de setembro (sábado), às 21h45, nas salas 1 a 4 do Cinépolis Lagoon, na Lagoa.

O novo filme de Chico Teixeira (“A Casa de Alice”, 2007) narra a história de Serginho (Matheus Fagundes), um jovem em busca de afeto. Aos 15 anos, procura um lugar para si num mundo que lhe obrigou a crescer antes do tempo. As circunstâncias o tornaram o homem da casa, responsável pela mãe (Gilda Nomacce) e pelo irmão pequeno, quando o que Serginho mais queria era deitar a cabeça no colo de seu pai para que ele lhe enxugasse os cabelos.

Ausência-Official PROMO-24SETEMBRO2014-01

Serginho fala pouco, quase nada. Quando fala, é a ausência que se faz ouvir através de sua voz. Não apenas a ausência desse pai (Kiko Marques), que abandonou a mulher e os filhos levando embora até o botijão de gás, mas também a ausência da mãe, abatida pelo álcool, alheia, mesmo quando sua presença é palpável. Num momento de transição, ele sente falta de um amor de verdade, de perspectiva profissional, de carinho. Serginho se desdobra para suprir tantas ausências. E quase sempre consegue. Quase.

​Chega um momento em que tudo entorna, tudo transborda. Serginho quer mais. Quer mais do amigo mudo (Thiago de Matos) que, assim como ele, quase não fala. Quer mais de Silvinha (Andréia Mayumi), a menina da barraca de peixe. Quer mais da mãe, do pai, do chefe (Antonio Ravan). Quer mais do Professor Ney (Irandhir Santos), um cliente transformado em confidente, em desejo. Serginho quer um futuro.

Ausência“, é um filme sobre não-ditos. Um filme sobre pessoas que falam pouco e dizem muito, como Serginho, com os olhos, os gestos, as palavras poupadas. Um filme que cala a garganta e fala à flor da pele.

Além da primeira sessão na Première Brasil, exclusiva para convidados, o longa-metragem também será exibido ao longo do Festival do Rio nas seguintes datas: dia 28 de setembro (domingo), às 15 horas, no Pavilhão do Festival (a sessão, que terá preços populares, será seguida de debate) e no dia 29 de setembro (2ª feira), no São Luiz 4, às 17h e 21h45.

Sinopse curta:

“Ausência” é um drama cotidiano, familiar, sexual, afetivo. Centrada na figura de Serginho, a trama se estrutura sobre diversos aspectos da vida desse “não-mais menino, ainda-não homem”.

Seguimos seu dia-a-dia: o recém-adquirido papel de homem da casa, cuidando de sua mãe e de seu irmão mais novo; o trabalho na feira; sua amizade com Mudinho e Silvinha; e sua relação confusa, entre o sexo e o afeto, com o Professor Ney. O filme é um tecido de momentos da vida de um menino em transição.

Chico Teixeira (diretor) – Com uma narrativa que se aproxima do documental, Chico Teixeira tem cada vez mais procurado em seus filmes histórias que retratam conflitos interiores e familiares. É na ansiedade de seus personagens e em seus desejos não realizados que o cineasta se concentra. Seu universo é um mundo verossímil e popular em que capta a intensidade das relações humanas em meio a uma vida simples, tornando-a singular.

O cineasta começou sua carreira dirigindo documentários, sempre com temas que tivessem uma “estranheza”. Possui em seu currículo os documentários “Criaturas que nasciam em segredo” (1995), “Carrego Comigo” (2000), selecionados e premiados em diversos festivais em todo o mundo. Sua primeira ficção, “A Casa de Alice” (2007), estreou na Berlinale e o projetou internacionalmente, sendo selecionado por mais de 60 festivais internacionais e tendo recebido 33 prêmios. 

BossaNovaFilms – Fundada em 2005, em São Paulo, está entre as principais produtoras do país. Com expertise no desenvolvimento de conteúdos audiovisuais para todas as plataformas de mídia, tanto no mercado nacional quanto internacional. Possui um casting de diretores e produtores executivos multidisciplinares que atuam em projetos de entretenimento – cinema e TV, publicidade e branded content. Recentemente, lançou o documentário “São Silvestre”, de Lina Chamie. Produziu os longas-metragens “Tropicália”, de Marcelo Machado, exibido em mais de 40 festivais ao redor do mundo e “O Samba que Mora em Mim”, de Georgia Guerra-Peixe, primeiro longa-metragem da produtora, lançado em 2010. Coproduziu “Violeta foi para o Céu”, de Andrés Wood, grande vencedor do World Cinema Dramatic Competition, no Sundance Film Festival 2012.

Sobre as coproduções – “Ausência” é uma coprodução Brasil/Chile/França. Esta é a segunda parceria entre a Brasileira BossaNovaFilms e a Chilena Wood Producciones. Anteriormente produziram juntos o filme “Violeta foi para o Céu”, melhor filme em Sundance 2012 e estrelado por Francisca Gavilán, que interpreta Ivone, a mulher do mágico, no filme Ausência. A parceria entre Brasil e Chile possibilitou o apoio da Ibermedia.

O coprodutor Francês, Cine-Sud Promoción, também coproduziu outras produções Iberoamericanas, como “La Playa”.

Antes de fechar as parcerias internacionais o filme foi selecionado para o prestigiado Coproduction Market de Berlim.

FESTIVAIS:

  • Festival do Rio 2014 (Estreia Mundial)

PRÊMIOS:

  • Cine en Construcción – Toulouse 2014 – Art Cinema CICAE

FICHA TÉCNICA:

Produtora | BossaNovaFilms
Direção | Chico Teixeira
Produção | Denise Gomes, Paula Cosenza e Lili Bandeira
Coprodutores | Andrés Wood, Patricio Perreira, Thierry Lenouvel
Coprodução | Wood Producciones (Chile), Cine-Sud Promotion (França), HBO Latin America Originals e Anhagabaú Produções
Roteiro| Chico Teixeira, César Turim e Sabina Anzuategui
Fotografia| Ivo Lopes Araújo
Montagem | Vania Debs, ABC
Trilha Sonora | Kassin
Som | Tide Borges, ABC e Lia Camargo
Elenco I Matheus Fagundes, Irandhir Santos, Francisca Gavilán, Gilda Nomace e Thiago de Matos
Preparação de Elenco | Fátima Toledo
Distribuição | Imovision

Exibições do filme “Ausência” no Festival do Rio:

  • Dia 27 de setembro de 2014 (sábado)

Local: Cinépolis Lagoon – salas 1 a 4

Endereço: Av. Borges de Medeiros, 1424 – Leblon

Telefone: (21) 2512-3002

Horário: 21h45

Sessão exclusiva para convidados

  • Dia 28 de setembro de 2014 (domingo)

Local: Pavilhão do Festival

Endereço: Armazém da Utopia (Armazém 6) – Av. Rodrigues Alves, s/nº – Cais do Porto

Telefone: não tem

Horário: 15h – Sessão seguida de debate

Valor do Ingresso: Grátis | Distribuição de senhas 1 hora antes 

  • Dia 29 de setembro de 2014 (2ª feira)

Local: Kinoplex São Luiz – sala 4

Endereço: Rua do Catete, 311 – Catete

Telefone: (21) 2557-4394

Horários: 17h e 21h45

Valor do Ingresso: inteira: R$ 20,00 | meia: R$ 10,00

Ausência-Official PROMO-24SETEMBRO2014-02

Luiz Guirra
Por Luiz Guirra 24 setembro, 2014 13:00


Escreva um comentário

1 Comentário

  1. Eliadaa Ga riel fevereiro 11, 13:37

    Interessante

    Responder a esse comentário
Leia os comentários

Escreva um comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados*

Angry Birds 2

Facebook

O Clube dos Canibais
Meu Nome é Daniel