Baixada Fluminense recebe a 13ª edição do EncontrArte

Luzes, som, atores e público. Tudo que era necessário para a magia do teatro surgir na abertura da 13ª edição do festival de teatro EncontrArte aconteceu na noite de quinta-feira, 18 de setembro, na Praça Ruy Barbosa, no começo do calçadão de Nova Iguaçu. Quem chegou mais cedo conseguiu sentar numa das cadeiras, e quem demorou ficou de pé, como normalmente acontece no teatro de rua. E o público gostou e aplaudiu o espetáculo Clube dos Palhaços, dos Irmãos Brothers.

Adultos e crianças se divertiram com a história da trupe de palhaços que aproveita as férias para se divertir em um clube e apronta poucas e boas.  Ao redor – quem saía do trabalho, quem passava pelo local -, todos se aproximaram para ver os malabarismos e a primorosa técnica dos atores, além de conhecer um dos homenageados deste ano, o ator Marco Nanini.

Nanini saudou o público iguaçuano, ressaltando o interesse local pela cultura, e os secretários de Cultura de Nova Iguaçu, Wagner de Almeida, e de Governo, Tiago Portela, por terem acolhido e apoiado o XIII EncontrArte. Ao lado das autoridades municipais estavam a gerente da Petrobras, Regina Studart, patrocinadora maior do evento; e, representando a Secretaria de Cultura do Estado, Alan  Martins.

“Os realizadores estão de parabéns! Sei que este festival só acontece graças ao esforço próprio deles”, disse o ator, se referindo aos produtores Claudina Oliveira, Fábio Mateus e Tiago Costa. Como a temática desse ano é teatro de rua e a arte que se desenvolve nesse espaço, o apresentador da abertura foi o iguaçuano Wallace Fly, vendedor de doces finos, que costuma oferecer suas guloseimas falando em inglês, francês e português.

Alunos do programa Educação de Jovens e Adultos (EJA) que estudam no Instituto de Educação Rangel Pestana foram liberados para assistir à peça. E saíram satisfeitos, assim como as dezenas de crianças que se sentaram no chão, assistindo na primeira fileira. Enquanto esperavam o início do espetáculo e até mesmo enquanto ele transcorria, quem estava de pé no entorno podia sair e tomar um caldo de cana servido numa das várias barracas de comida que são instaladas na Praça Ruy Barbosa ao cair da noite.

Antes de voltarem para casa, um rapaz vestido com o boneco – a mascote que simboliza a maratona teatral – distribuiu rosas para as jovens e senhoras presentes. A escolha do nome da mascote, representada por um menino que veste fraque e usa uma cartola na cabeça, será feita pelo público em votação direta através do site do festival www.encontrarte.com.br .

No site também está a programação completa do evento, com dias, horários e locais dos 23 espetáculos, além de informações sobre a exposição Retratos do EncontrArte, em cartaz no SESC Nova Iguaçu. Após 27 de setembro a exposição irá para o Complexo Cultural da cidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *