Praça Victor Civita inaugura a exposição Mãos no Barro da Cidade

A partir do dia 19 de setembro, a Praça Victor Civita recebe a exposição “Mãos no Barro da Cidade”. Com iniciativa da Zanettini Arqueologia e financiamento da Cyrela Empreendimentos, a exibição tem como objetivo mostrar os resultados da pesquisa no Sítio Arqueológico Pinheiros 2, além de fomentar a preservação do patrimônio arqueológico e histórico da região.

O material da mostra foi identificado quando a construtora Cyrela contratou os estudos arqueológicos necessários ao licenciamento de seu empreendimento. O terreno, situado entre as ruas Amaro Cavalheiro, Butantã e Paes Leme, foi intensamente escavado levando à descoberta registrada pelos pesquisadores como Sítio Arqueológico Pinheiros 2.

No local, foram localizados objetos de um centro de produção de cerâmica local e regional e também outros materiais que rementem aos séculos XIX e início do XX. Os mais de 50 mil fragmentos de potes e os restos de paredes de oito formos permitiram aos arqueólogos a afirmarem que aquele terreno foi ocupado há 200 anos por uma olaria. Esses restos permitem também refletir a inserção da cidade de São Paulo no quadro da economia colonial, relevando o passado de grupos sociais menos favorecidos, contando uma história não registrada em nossos livros.

SERVIÇO
Mãos no Barro da Cidade
Data: 19 a 22 e 26 a 28 de setembro, das 10 às 18 horas
Local: Praça Victor Civita
Endereço: Rua Sumidouro, 580 – Pinheiros
Ingresso: gratuito
Classificação: Livre
Outras informações: (11) 3031-3689 ou www.pracavictorcivita.org.br
A exposição acontece na Oficina de Reciclagem com capacidade para 20 pessoas. Não é necessário retirar ingressos com antecedência.

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *